Na Rádio Cidade Luz FM, Paulo Rocha e Jucilene Andrade explicaram sobre a notificação do primeiro caso do novo coronavírus na cidade.
Em entrevista concedida na manhã desta quarta-feira (27), para o radialista Gleison Fernandes da Rádio Cidade Luz FM 104,9Mhz e para o Portal Cidade Luz, o secretário de saúde Dr. Paulo Rocha e a enfermeira do PSF Jucilene Andrade, prestaram as devidas informações sobre o caso de um paciente que testou positivo para Covid-19, mas já se encontrava curado, devido ao tempo em que ficou no isolamento social.
A caso repercutiu nas redes sociais, devido a proximidade da realização do exame e o diagnóstico da cura do paciente, que apesar de tido contato com o vírus, ficou assintomático (Sem sentir os efeitos da doença).
Informações cientificas relatam que em algumas pessoas, o coronavírus é assintomático, e em outros indivíduos, traz complicações mais severas.
O secretário Paulo Rocha informou que o caso foi uma surpresa, e só pode ser notificado, porque o paciente precisou fazer um exame um mais completo na rede particular, onde o resultado apresentou que o mesmo havia tido contato com o vírus, e por ter seguido o isolamento social de 07 dias quando chegou à cidade a cerca de 40 dias, não apresentava a doença.
Numa explicação adequada, o paciente realizou o exame do IgG e IgM, tendo como resultado a presença de IgG positivo e IgM negativo, ou seja, o paciente esteve exposto ao vírus a um tempo atrás, e hoje encontra-se sem sintomas, curado e provavelmente imune ao vírus. Tal fato foi comprovado pelo médico, assim como teste realizado na rede municipal detectando a cura do paciente.
Paulo Rocha lembrou que se trata de crime a não divulgação de resultados de doenças que ameacem a saúde da população, e que tanto a gestão municipal e a própria secretaria de saúde e seus profissionais seguem absolutamente a ética, a transparência e todos os protocolos adotados pela OMS, Ministério de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e os decretos municipais.
Quanto ao nome do paciente, também é vedado aos órgãos de saúde e seus profissionais divulgarem está informação. Essa decisão só poderá ser tomada pelo próprio paciente, e no caso de ser menor pelos seus tutores legais.
O secretário voltou a pedir a ajuda da população, e lamentou que muitos ainda continuam a negligenciar as medidas de isolamento social e o uso de máscara. Lembrou que a Secretaria Municipal de Saúde tem à disposição testes rápidos que podem ser usados quando alguma pessoa apresentar os primeiros sintomas do vírus.
Para finalizar a coordenadora do PSF, enfermeira Jucilene Andrade informou que o paciente que testou positivo por tido contato com o vírus, se encontra bem de saúde, conforme dados da NOTA DE ESCLARECIMENTO expedida pela secretária, e que todos os seus familiares também realizaram o teste rápido e deram negativo.
ISOLAMENTO SOCIAL
Em suas redes sociais, a prefeita Neidinha Lima pediu que a população intensifique o isolamento, que segundo levantamento do Governo do Estado do Piauí está muito baixo, apenas 37,1%.
Boletim atualizado