A aplicação da prova ocorreu neste sábado (24) em 221 polos espalhados pelo Piauí
Com o intuito de incentivar o estudo da matemática, foi realizada, na manhã deste sábado (24), a segunda fase do I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²).
Mais de 4 mil estudantes foram classificados para esta etapa. A aplicação da prova teve duração de duas horas e ocorreu em 221 polos de aplicação espalhados pelo Piauí. O certame propôs aos estudantes a resolução de quatro problemas discursivos valendo 20 pontos cada.
O TME² é uma realização do Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que integra o projeto Seduc Olímpica. Ao todo, serão distribuídas 200 medalhas: 32 de ouro, 63 de prata, 105 de bronze, além de 210 menções honrosas. O resultado será divulgado até o dia 7 de julho, no site da Seduc.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, participou da ação no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Modestina Bezerra, localizado na zona sudeste de Teresina. “O projeto Seduc Olímpica é uma ação voltada ao engajamento e preparação dos nossos alunos para várias olimpíadas de conhecimento. E nós iniciamos com o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²), fortalecendo o engajamento e a preparação dos alunos para a OBMEP. Hoje foi aplicada a segunda fase desse torneio, que é uma iniciativa inédita para as escolas públicas estaduais”, afirma.
Jornada Especial da Matemática
O gestor destaca que, além das medalhas, os estudantes premiados vão participar da Jornada Especial da Matemática. “A Jornada Especial da Matemática, que acontecerá em julho, vai ofertar aos vencedores um preparatório exclusivo com foco total para a segunda fase da OBMEP. Vamos dar todo o incentivo para que nossos estudantes se destaquem em nível nacional”, finaliza Washington Bandeira.
Cristiano Ronaldo, estudante da 1ª Série do Ensino Médio, foi o primeiro a concluir a prova entre os colegas do CETI Modestina Bezerra. Ele conta da expectativa de figurar entre os 200 medalhistas da competição. “Foi uma boa prova, recebemos todo o incentivo dos nossos professores e da equipe. Espero que o resultado seja positivo”, comenta.
O TME² é um projeto criado pela Secretaria da Educação (Seduc) que visa estimular o estudo da matemática e contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e em outras avaliações externas. A primeira fase aconteceu em um dia simbólico: 6 de maio, Dia Nacional da Matemática, e reuniu 62,7 mil estudantes.