Segurança forma policiais para combater facções na divisa entre Piauí e Maranhão

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Secretária de Segurança do Piauí concluiu nesta segunda-feira (12) a formação de policiais militares do Piauí que irão atuar de forma integrada com a Policia Militar do Maranhão no combate às facções criminosas que atuam entre os dois estados.

Segundo o secretário de Segurança, Coronel Rubens Pereira, está é a segunda turma formada. São 33 agentes do Piauí e 33 do Maranhão, totalizando 66 novos policiais atuando nas dívidas entre os estados.

“A divisa do Piauí com o Maranhão é muito grande, o que nos separa é um rio. Essa segurança tem que ser feito de forma planejada. Queremos um nivelamento, que os dois lados tenham o mesmo nível de instrução e treinamento”, explicou o gestor.

Segundo Rubens Pereira, a principal responsabilidade do grupo será o combate às organizações criminosas que usam as cidades na divisa ente Piauí e Maranhão como rota para o tráfico de drogas.

“Há uma preocupação do governo federal com as forças que atuam nas fronteiras, mas também temos que nos preocupar regionalmente, porque essa droga está passando e as vezes ficando. Temos essa preocupação e estamos fazendo essa integração”, destacou.

Para o secretário, a instalação da Força Integrada contribuirá para que os estados sejam menos dependentes do Exército em situações de crise na segurança.

“A ideia é essa de que onde houver necessidade não precisar mais o governador do Maranhão e do Piauí chamarem o Governo Federal. Quando há um conflito no estado, uma crise, chama a Força Nacional, não, agora temos uma Força Estadual”, frisou.

TERMO DE COOPERAÇÃO

O secretário ainda acrescentou que o governo estuda formalizar ainda mais a integração entre as polícias. Os governos analisam formalizar a integração com um termo de cooperação para que a Força Integrada do Piauí possa atuar também no Maranhão e a Força Integrada do Maranhão possa atuar no Piauí.

“Para isso ainda estamos consultando a PGE e é necessário que essas unidades federadas façam esse esforço”, destacou.

CENTRAL DE MONITORAMENTO

A governadora Regina Sousa (PT) destacou os investimentos do estado em infraestrutura e tecnologia para dar apoio a atuação do contingente. Segundo ela, o objetivo é instalar uma central de monitoramento no Piauí.

“Tem um processo em andamento, que o do monitoramento eletrônico, que ainda não é satisfatório, mas já tem uma licitação para adquirir câmeras e pessoas para vigiar as pessoas no quatro cantos da cidade e que possam acionar o policial”, declarou.

Com informações do Cidade Verde

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Zé Pereira em Barão de Grajaú terá Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, no Bloco do Povão

O Bloco do Povão promete abrir a festa com muita animação e tradição na Praça da Matriz, reunindo moradores...

Brasil registra alta no número de pessoas desaparecidas, atingindo recorde em 2025

Em 2025, 84 mil pessoas desapareceram no Brasil; número é o maior registrado desde o início da série histórica,...

Piauí tem alerta de chuvas intensas para 159 municípios

A previsão é de precipitações entre 30 e 60 mm por hora, acompanhadas de ventos fortes de 60 a...

Lula apoia soberania da Venezuela e espera se encontrar com Trump em março

Presidente falou sobre agenda internacional, relações com EUA e defendeu a soberania da Venezuela em relação aos EUA A declaração...
spot_img

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio principal vai a R$ 102 milhões

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6. Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.965 da Mega-Sena, realizado...

Mesmo com enquete favorável à avenida, GuadaFolia 2026 será no Balneário por questão de estrutura, explica o prefeito Jesse James

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA O prefeito de Guadalupe, Jesse James, anunciou nesta terça-feira, 27 de janeiro, que...
spot_img

Posts Recomendados