Seis capitais brasileiras registram aumento de casos de Covid-19

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Novo ‘Boletim InfoGripe’, da Fiocruz, foi divulgado nesta segunda-feira (30)

Seis capitais brasileiras registraram aumento de casos de Covid-19. Isso é o que mostrou o novo Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta segunda-feira (30). As cidades citadas foram Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC) e São Paulo (SP).

A análise, referente ao período de 15 a 21 de outubro, também apontou crescimento de casos da Covid-19 nas faixas etárias da população adulta no Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e São Paulo (SP).

Nos estados do Sul, o crescimento mantém ritmo lento. Em Minas Gerais (MG) e Mato Grosso do Sul (MS), há sinal de aumento lento nas ocorrências de Síndrome Respiratórias Aguda Grave (SRAG) positivos para Sars-CoV-2 na população de idade avançada, porém sem reflexo de aumento no total de SRAG nesse grupo etário.

Divulgação

Por outro lado, o Distrito Federal (DF), Goiás (GO) e Rio de Janeiro (RJ), que apresentaram alerta de crescimento em boletins anteriores, tiveram indícios de interrupção do aumento de casos.

Ainda segundo o boletim, nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 1,7% para influenza A, 0,4% para influenza B, 8,3% para vírus sincicial respiratório (VSR) e 58,4% para Sars-CoV-2 (Covid-19).

Entre os óbitos, a presença dos mesmos vírus entre os positivos foi de 1,1% para influenza A, 0% para influenza B, 0,5% para VSR e 81,4% para Sars-CoV-2 (Covid-19).

Vacinação: a principal recomendação

O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, enfatiza que o crescimento em São Paulo é preocupante pelo ritmo mais acentuado que nos demais estados. Entretanto, em termos de volume, os casos semanais ainda se mantêm inferiores aos do primeiro semestre.

“Felizmente, o volume e o ritmo de crescimento de internações por Covid-19 tem sido menor do que em momentos anteriores, mas é importante lembrar que isso se deve principalmente à vacinação. Portanto, é fundamental que a população esteja em dia com as recomendações atuais, de acordo com sua faixa etária e condição de saúde”, destaca o pesquisador.

No cenário nacional, verifica-se estabilidade ou oscilação nos casos de SRAG em crianças e adolescentes. Na população adulta, principalmente a partir dos 65 anos, no entanto, observa-se manutenção de lento aumento.

“A bivalente já está disponível para toda a população a partir dos 12 anos de idade, por exemplo. A vacina continua sendo nossa principal ferramenta para manter o risco de internação relativamente baixo”, alertou Gomes.

Cultura.uol

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Brasil recebe certificação da OMS pela eliminação da transmissão do HIV de mãe para filho

Os dados oficiais mostram uma queda de 13% no número de óbitos por AIDS entre 2023 e 2024, o...

Sine divulga vagas de emprego em Teresina, Floriano, Picos e Parnaíba; confira as oportunidades

Cadastro no Sine é obrigatório para concorrer; atendimento vai das 8h às 13h, com opções online e presenciais. O Sistema...

Fórum Comunitário do Selo UNICEF fortalece ações em defesa de crianças e adolescentes em Bertolínia

O município de Bertolínia realizou, na quinta-feira, 11 de dezembro, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, iniciativa que...

Empréstimo de R$ 3,2 bilhões é sancionado no Piauí para reestruturação de dívidas

A lei já está em vigor desde sua publicação no Diário Oficial do Estado Por Leônidas Amorim - Colunista do...
spot_img

DENÚNCIA: Lobista de sentenças fez repasses à faculdade da família do governador Rafael Fonteles e a novo desembargador

Instituição de ensino gerida pela mãe do governador diz que valores recebidos dizem respeito a patrocínio de evento; procurados,...

Gestão Lula caminha para terminar mandato com dívida maior que a prevista

O arcabouço fiscal, não conteve o avanço das despesas obrigatórias. O presidente Lula (PT) caminha para encerrar o mandato com...
spot_img

Posts Recomendados