Seleções do Paraná e Rio de Janeiro conquistam etapa nacional da Taça das Favelas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Finais masculina e feminina foram disputadas no Canindé, em São Paulo

A etapa nacional da Taça das Favelas, maior competição entre comunidades do mundo, referente a 2023, terminou neste sábado (13) no Estádio do Canindé, em São Paulo. Na decisão masculina, a seleção do estado do Paraná ficou com a taça, ao bater a do Espírito Santo por 2 a 1. Na final feminina, o Rio de Janeiro superou as anfitriãs nos pênaltis, por 3 a 1, após empate por 1 a 1 com a bola rolando (cada tempo teve 30 minutos de duração).

O time paranaense masculino foi formado por jogadores que se destacaram na etapa estadual, que reuniu mais de 11 mil atletas (meninos e meninas) de 200 comunidades e foi vencida, entre os homens, pela equipe de Tanguá, de Almirante Tamandaré (PR). Na primeira fase do torneio nacional, a seleção do Paraná venceu Rio Grande do Sul, Paraíba e Bahia. Nas quartas de final, ganhou novamente dos baianos. Na semifinal, eliminou o Rio de Janeiro.

© Produtora Nove 2/Direitos Reservados

Na decisão contra os capixabas, o atacante Hiago escapou da marcação pela esquerda e cruzou rasteiro para o meia Nico, da entrada da área, abrir o marcador para os paranaenses, aos seis minutos do primeiro tempo. Na etapa final, aos 15 minutos, o meia Wendel cobrou falta da direita e o zagueiro Marcelinho, de cabeça, deixou tudo igual. Cinco minutos depois, o volante Kayo fez o gol da vitória do Paraná, de pênalti.

No feminino, a seleção do Rio reuniu os destaques da Taça das Favelas estadual, que envolveu 34 comunidades na primeira divisão e teve o Corte Oito, de Duque de Caxias (RJ), como campeão. Na etapa nacional, a equipe foi a mais bem colocada do grupo que ainda tinha Mato Grosso do Sul, Paraná e as paulistas, a quem reencontrariam na decisão. Nas quartas, as fluminenses enfrentaram de novo as paranaenses e levaram a melhor. No duelo seguinte, superaram o Rio Grande do Sul, chegando à final contra São Paulo.

O confronto reeditou a decisão nacional de 2022, vencida pelo Rio. As paulistas, em busca de uma história diferente, saíram na frente. Aos dez minutos do segundo tempo, após cobrança de falta que foi no travessão, Raíssa aproveitou a sobra e mandou para as redes. A sete minutos do fim, a também atacante Camila 2K foi lançada na área e bateu. A bola desviou na zaga e encobriu a goleira.

Nos pênaltis, as fluminenses foram mais eficientes. A zagueira Abacaxi, de São Paulo, parou na goleira Marcela, garantindo o título da Taça das Favelas ao Rio pelo segundo ano seguido.

A Taça das Favelas é realizada pela Central Única das Favelas (Cufa) e foi lançada em 2012, no Rio de Janeiro. A primeira edição nacional ocorreu em 2022, com as finais na Arena Barueri, na região metropolitana de São Paulo.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

ESCÂNDALO EM LANDRI SALES: Operação da Polícia Federal cumpre mandados contra desvios de recursos na educação municipal

Há indícios de que servidores da rede estadual de educação de Landri Sales estariam devolvendo parte de sua remuneração...

Aeronave da PM e Bombeiros Militares combatem incêndio de grande proporção em Campo Maior

Oficiais da PM e do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) montaram um plano estratégico de combate às...

Segurança pública: o que os planos dos candidatos falam sobre guardas municipais

Aumento no número de GCMs, sobretudo via concurso, aparece nas propostas de governo de 1 em cada 3 candidatos...

Doenças cardiovasculares matam 400 mil brasileiros por ano

Exames preventivos evitariam 80% dos casos O Dia Mundial do Coração, um dos órgãos mais importantes e responsável pelo bombeamento...
spot_img

Nenhum apostador acerta as seis dezenas da Mega-Sena

O próximo sorteio será na terça-feira (1º), com preço estimado em R$ 40 milhões. O concurso 2.780 da Mega-Sena deste...

Eclipse do Sol poderá ser visto na Região Sul do Brasil

Parte do Sudeste e do Centro-Oeste também poderão observar fenômeno O eclipse anular do Sol da próxima quarta-feira (2) poderá ser...
spot_img

Posts Recomendados