Com quase 20 anos de carreira, Mário Basílio assume o cargo após ser selecionado entre três indicados pela OAB-PI e Tribunal de Justiça
Sem surpresas, o governador Rafael Fonteles (PT) oficializou neste domingo, por meio de publicação na rede social X, a escolha do advogado Mário Basílio para ocupar o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, pelo quinto constitucional destinado à advocacia. Basílio, considerado favorito desde o início do processo, só não seria escolhido caso enfrentasse algum impedimento nas etapas legais anteriores à decisão do governador, quando a lista tríplice é formada pelo Tribunal de Justiça. Com informações do PortalAZ.
Ao anunciar a nomeação, Rafael Fonteles afirmou ter “convicção de que o Dr. Mário Basílio está preparado para exercer essa importante missão com competência técnica, integridade e sensibilidade social”. O governador também destacou o respeito pelos demais integrantes da lista tríplice, Sigifroi Moreno Filho e Gisela Carvalho de Freitas, elogiando suas trajetórias e reconhecendo o trabalho da OAB-PI e do TJ-PI na condução do processo de seleção.

De acordo com informações divulgadas por sua assessoria, Mário Basílio atua na advocacia há quase duas décadas. Filho de bancários, ele foi o primeiro advogado da família e construiu sua carreira com dedicação, iniciando em um pequeno escritório e atuando em diversas áreas do Direito, especialmente no ramo empresarial.
O perfil de Basílio publicado pela OAB-PI ressalta sua experiência na assessoria de empresas de diferentes setores e sua especialização em Direito Empresarial. Além disso, ele coordena uma pós-graduação na área e já presidiu a Comissão de Energia, Petróleo e Mineração da OAB/PI, demonstrando liderança e envolvimento com o setor jurídico.
Durante sua campanha para integrar a lista da OAB, destacou seu compromisso ético, a atuação próxima à advocacia em diversas regiões do estado e a defesa de uma visão de magistrado gestor, transparente e comprometido com os avanços da Justiça.







