A operação está sendo realizada de forma programada, e a última visita ocorreu no mês de setembro, com a presença da secretária, Haila Oka, e a equipe técnica das secretarias de Meio Ambiente e Saúde.
A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando o trabalho de monitoramento de mananciais localizados no município. A ação conta com o apoio técnico dos agentes de endemias, de forma integrada ao Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano – Vigiaágua do Ministério da Saúde.
Em Floriano, já foram coletadas amostras de água “bruta” em vários pontos, entre eles, o riacho Veredas, riacho Canoas, riacho Fundo, além do rio Itaueira e açude da Vereda Grande. “Este trabalho proporciona condições para prevenção e controle, além de subsídios técnicos para a elaboração dos Relatórios de Situação dos Recursos Hídricos na região e desenvolvimento de políticas públicas e no acompanhamento de seus efeitos”, afirmou Haila Oka, secretária de Meio Ambiente.
A operação está sendo realizada de forma programada, e a última visita ocorreu no dia 4 de setembro, com a presença da secretária, Haila Oka, e equipe técnica do Meio Ambiente e Saúde. As amostras coletadas foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Piauí (LACEN), que fornecerá laudo técnico de análise das amostras.