Presidente eleito terá duas vagas ao longo de seu mandato, as de Ricardo Lewandowski e de Rosa Weber
O ex-governador do Maranhão e senador eleito, Flávio Dino (PSB), é cotado para uma das indicações que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), terá para o STF (Supremo Tribunal Federal) em seu mandato.
Dino é professor de direito e foi juiz. Durante o novo mandato de Lula, aposentam-se e precisarão ser substituídos no Supremo:
- Ricardo Lewandowski – faz 75 anos em 11 de maio de 2023;
- Rosa Weber – faz 75 anos em 2 de outubro de 2023.
Esse não é o único cargo para o qual o senador eleito é especulado. Ele também é citado como possível ministro da Justiça de Lula.
Dino é o único político que o petista indicou em público que poderá integrar seu novo governo. “Ele será eleito senador, mas não será senador por muito tempo”, disse Lula em setembro.
No entorno do presidente eleito, a interpretação é de que ele não baterá o martelo sobre um nome para o STF tão cedo. Provavelmente pensará no assunto o máximo possível.
Como mostrou o Drive, newsletter para assinantes produzida pela equipe do Poder360, também há a especulação de que Ricardo Lewandowski pode ser ministro da Justiça no novo governo.
Lula falou em criar 13 ministérios ao longo da pré-campanha e da campanha. Descontados os desmembramentos, devem ser ao menos 34 pastas em seu governo.
Informações deste post foram publicadas antes pelo Drive, com exclusividade.
CAIO SPECHOTO e MARIANA HAUBERT/PODER360