Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Senadores pretendem aprovar quebra de sigilo de Carlos Bolsonaro na CPI

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O objetivo do chamado G7 é conseguir mapear o que consideram um assessoramento paralelo ao presidente Jair Bolsonaro na gestão na pandemia.

O grupo majoritário da CPI da Pandemia pretende aprovar, ainda nesta semana, a quebra de sigilos telefônico e telemático do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). O objetivo do chamado G7 é conseguir mapear o que consideram um assessoramento paralelo ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na gestão na pandemia.

Vereador Carlos Bolsonaro Foto: Dida Sampaio/Estadão

Hoje, a quebra de sigilo é tida como mais importante do que uma convocação do vereador à CPI. A medida passou a ser discutida depois de o CEO da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, afirmar em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito que Carlos Bolsonaro participou de reunião do governo, em Brasília, para tratar da negociação de vacinas.

A avaliação do grupo majoritário da CPI é a de que, até agora, os depoimentos estão indicando que o presidente adotava medidas em relação à pandemia com base no aconselhamento de pessoas que não teriam competência para isso. Nos bastidores, esse assessoramento tem sido chamado de “ministério da doença”.

A comissão trabalha para esclarecer se, de fato, o governo atuou pela tese da imunidade de rebanho e deixou de investir em medidas capazes de conter a disseminação da Covid-19 no país.

A CPI também trabalha para aprovar no mesmo pacote a quebra de sigilos de Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência da República. A investida sobre o ex-auxiliar de Bolsonaro foi antecipada pela âncora da CNN Daniela Lima no último dia 7.

A partir dos dados recebidos, a CPI deve investir sobre novas quebras, entre as quais Filipe Martins, assessor internacional da Presidência.

Outro nome na mira é o do empresário Luciano Hang. A cúpula da CPI quer saber se ele financiou sites que disseminaram notícias falsas sobre a pandemia na internet. Para isso, entendem que um dos caminhos será a partir da quebra de sigilo de Wajngarten e prestadores de serviços à Secretaria de Comunicação. Hang é um dos alvos do inquérito sobre o assunto em andamento no STF.

Thais Arbex e Bárbara Baião, da CNN, em Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Chuvas devem atingir o Piauí durante o B-R-O Bró, aponta previsão do Inmet; entenda o motivo

Algumas regiões do estado têm probabilidade de até 60% acima da normal para chover. O período do B-R-O Bró...

Flávio Dino manda PF investigar emendas parlamentares que somam R$ 694 mi

Medida tem como alvo 964 emendas individuais de transferência especial O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou...

Programa implantando Mais Sorrisos resgata autoestima de piauienses

Com o objetivo de devolver a autoestima e, principalmente, reabilitar funcionalmente pacientes edêntulos (sem dentes). O programa Implantando Mais Sorrisos,...

Piauí pode ganhar 578 novas casas pelo Programa Minha Casa Minha Vida

A meta faz parte do plano nacional do governo federal para 2025 e busca atender diferentes realidades urbanas com...
spot_img

Preso por ameaçar Felca vendia fotos de crianças vítimas de estupro virtual, diz Guilherme Derrite

Cayo Lucas foi detido em Pernambuco nesta segunda-feira (25) pela Polícia Civil de São Paulo. O homem lucrava com...

Pesquisa Quaest aponta que 49% dos brasileiros consideram injusto uso da Lei Magnitsky contra Moraes

Maior parte dos brasileiros é contra sanção imposta ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) pelos Estados Unidos. Brasileiros...
spot_img

Posts Recomendados