Sesapi investiga suspeita de raiva em homem após ataque de macaco sagui

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Paciente apresentou sintomas como vômito, aumento de saliva e desmaios.

Um homem de 56 anos está internado com encefalite após ter sido atacado por um um macaco ‘sagui’ na zona rural de Piripiri. O caso está sendo investigado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) do Piauí, que suspeita que o homem tenha contraído o vírus da raiva.

Sesapi investiga suspeita de raiva em homem após ataque de macaco sagui

O incidente ocorreu em 15 de julho, mas o paciente não procurou atendimento médico imediatamente. Somente em 6 de agosto ele começou a apresentar sintomas como vômito, aumento de saliva e desmaios frequentes, sendo levado ao Hospital Regional Chagas Rodrigues em 12 de agosto, e posteriormente transferido para o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina, onde está atualmente internado.

As amostras do paciente foram enviadas ao Instituto Pasteur, em São Paulo, para análise e confirmação do diagnóstico. A Sesapi, seguindo orientações do Ministério da Saúde, acionou a Secretaria de Saúde de Piripiri para um levantamento da cobertura vacinal de cães e gatos na região, mesmo que o caso envolva um macaco. A entidade orientou ainda a saúde local a investigar, junto à família, as circunstâncias em que o incidente aconteceu, bem como orientar sobre a doença.

O que é a raiva?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave que afeta mamíferos, incluindo seres humanos. É causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, pertencente à família Rhabdoviridae. A doença é caracterizada por uma encefalite progressiva e aguda, com uma taxa de letalidade de aproximadamente 100% uma vez que os sintomas aparecem, o que significa que é quase sempre fatal se não tratada a tempo.

A raiva é transmitida ao homem principalmente pela mordida de animais infectados, mas também pode ocorrer por arranhaduras ou lambeduras em pele lesionada. O vírus é encontrado na saliva do animal infectado e, ao entrar no corpo humano, se propaga através dos nervos até o cérebro, onde causa a encefalite.

O período de incubação da doença, ou seja, o tempo entre a exposição ao vírus e o aparecimento dos sintomas, pode variar de dias a anos, sendo em média de 45 dias nos seres humanos. A proximidade da mordida ou arranhadura ao sistema nervoso central pode influenciar na rapidez com que os sintomas aparecem.

Os sintomas iniciais da raiva incluem febre, dor de cabeça, e fraqueza, seguidos por sinais mais graves como confusão, agitação, alucinações, hidrofobia (medo de água), e paralisia. Sem tratamento imediato após a exposição ao vírus, a raiva evolui rapidamente para o coma e morte.

A prevenção da raiva é feita principalmente pela vacinação de animais domésticos, como cães e gatos, além de evitar contato com animais silvestres. Em caso de mordida ou arranhadura por um animal potencialmente infectado, é necessário procurar atendimento médico imediatamente para a administração da vacina antirrábica e, se necessário, o soro antirrábico.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeitura de Guadalupe distribui quase 200 mudas em ação pelo Dia da Árvore

A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou nesta sexta-feira, 20...

Piauí tem a terceira maior criação de caprinos em todo o Brasil

De acordo com dados do IBGE, o estado tem mais de dois milhões de cabeças de caprino em seu...

UFPI oferece mais de 4 mil vagas para cursos a distância no Piauí

Estão sendo oferecidos 17 cursos de graduação na modalidade EAD distribuídos em 46 polos no estado. A Universidade Federal do...

Bolsa Família chega a 596 mil famílias no Piauí em setembro

Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 683,70, fruto de investimento federal de R$ 407,4 milhões....
spot_img

Wellington Dias lança Programa Acredita no Primeiro Passo na Paraíba

Iniciativa visa promover a autonomia socioeconômica com valorização das capacidades empreendedoras das pessoas do Cadastro Único "O Programa Acredita no...

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Faltam seis votos; julgamento será retomado na quarta-feira (25) O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta quinta-feira (19) o julgamento...
spot_img

Posts Recomendados