Sesapi realiza reunião com regionais e municípios sobre mudanças no calendário infantil de vacinas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os municípios devem devolver às Regionais de Saúde todo o estoque de vacina Oral contra Poliomielite (VOP), uma vez que ela será substituída pela inativada poliomielite (VIP).

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Imunização, reuniu coordenadores das Regionais de Saúde e técnicos municipais responsáveis pela vacinação, para repassar as instruções sobre as mudanças no calendário infantil de vacinas, com o novo esquema vacinal contra a pólio.

De acordo com as recomendações do Programa Nacional de Imunizações, os municípios devem devolver às Regionais de Saúde todo o estoque de vacina Oral contra Poliomielite (VOP), uma vez que, a vacina oral será substituída pela vacina inativada poliomielite (VIP).

“Receberemos somente os frascos lacrados, com o registro dos lotes e dos quantitativos da vacina oral poliomielite e declaração de negativa de estoque da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), para devolução das mesmas ao Ministério da Saúde”, disse a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

A imunização com a VOP só poderá ser realizada até o dia 27 de setembro. Após esta data todos os municípios devem interromper o uso do imunizante. Segundo informe técnico do Programa Nacional de Imunização (PNI), o prazo final para a entrega do imunobiológico, para a Coordenação Estadual de Imunização é 31 de outubro. A partir de 4 de novembro de 2024, o esquema primário e o reforço contra a poliomielite serão exclusivamente com a VIP.

“Queremos esclarecer aos pais e responsáveis que as crianças imunizadas com a VOP estão, sim, protegidas contra a doença e que essa transformação no protocolo vacinal é parte de um esforço global, liderado pela Organização Mundial da Saúde, que espera que a vacina inativada substitua totalmente a oral em todo o mundo até 2030”, lembra Bárbara Pinheiro. 

Na reunião, a Sesapi repassou ainda as orientações e esclareceu as dúvidas quanto à transição da vacina contra Poliomielite, que terá a VIP como única vacina disponível para o esquema básico de vacinação contra a poliomielite no Brasil, tanto no sistema público quanto no privado. O esquema oferecido pelo PNI será de três doses (aos 2, 4 e 6 meses) e um reforço aos 15 meses de idade.

“Apresentamos todos os prazos estabelecidos no informe técnico do ministério, com os prazos estabelecidos para recolhimento, data limite para a vacinação com a VOP, o cronograma para a imunização com a VIP e o processo de registro nos sistemas das doses aplicadas”, explicou Bárbara Pinheiro.

Dados do Ministério da Saúde indicam que, até julho deste ano, 92,91% do público-alvo tomou a vacina da VIP injetável, destinada aos menores de um ano de idade. Em todo ano de 2023, o estado teve uma cobertura vacinal de 92,79% do imunizante.

“Estamos vendo um aumento significativo na cobertura vacinal contra a poliomielite, porém nossa meta é sempre 100% dos grupos, e para isso é muito importante que pais e responsáveis procurem o posto de Saúde mais próximo de sua residência para mais informações sobre a atualização no esquema vacinal contra a poliomielite”, ressalta a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Leila Santos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados