Sexo pode ser analgésico para dor de cabeça? Especialista diz que sim

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Estudos mostram que, durante o orgasmo, há um aumento na produção de endorfinas, conhecidas como “hormônios da felicidade”.

Muitas pessoas preferem não fazer sexo porque estão com dor de cabeça, entretanto, especialistas afirmam que o ato pode ser um remédio para este tipo de condição. Estudos mostram que, durante o orgasmo, há um aumento na produção de endorfinas, conhecidas como “hormônios da felicidade.” Essas substâncias têm efeitos analgésicos que ajudam a reduzir a percepção da dor.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Münster, na Alemanha, por exemplo, cerca de 60% dos participantes com enxaqueca relataram que a atividade sexual proporcionou algum alívio das dores.

“Esse efeito se deve principalmente ao aumento do fluxo sanguíneo no cérebro e à liberação de endorfinas, que atuam no sistema nervoso central, reduzindo a dor e trazendo uma sensação de bem-estar”, explica o terapeuta sexual João Borzino.

Porém, o médico afirma que este benefício não atinge todas as pessoas. Segundo Borzino, pessoas que sofrem com enxaquecas crônicas, a relação sexual pode não ter efeito contra as dores de cabeça.

Divulgação

Segundo estudo publicado na *Cephalalgia*, cerca de 33% das pessoas com enxaquecas experimentam um agravamento da dor após o sexo, o que sugere que o efeito da prática sexual sobre a dor é bastante individualizado e depende de fatores como a intensidade da dor pré-existente, o estado emocional e o ambiente no qual a relação ocorre.

“É comum para algumas pessoas experimentarem dores de cabeça pós-coito, conhecidas como cefaleias coitais. Essas dores geralmente surgem durante o clímax ou logo após o orgasmo e podem variar de uma leve pressão na cabeça a dores intensas e agudas. Esse tipo de dor é mais comum em homens do que em mulheres e pode ter uma explicação fisiológica: o aumento da pressão arterial e a tensão muscular durante o sexo podem desencadear uma resposta dolorosa no cérebro”, afirma Borzino.

Elas podem ainda estar relacionadas a fatores psicológicos, como ansiedade ou estresse.

O terapeuta elenca algumas estratégias que podem ajudar a prevenir ou aliviar as dores de cabeça relacionadas ao sexo:

  1. Aquecimento gradual: Antes de atingir o clímax, vá devagar e tente prolongar a fase de excitação para permitir que o corpo se ajuste às mudanças de pressão e tensão.
  2. Técnicas de relaxamento: Pratique exercícios de respiração profunda ou meditação antes da atividade sexual para reduzir a tensão muscular e acalmar o sistema nervoso.
  3. Manter-se hidratado: A desidratação pode contribuir para dores de cabeça; por isso, beba água antes e depois do sexo.
  4. Cuide da postura e da respiração: Posturas que reduzam a pressão nos músculos do pescoço e uma respiração constante podem minimizar a tensão durante o sexo, reduzindo o risco de dores de cabeça.
  5. Faça exercícios regularmente: Estudos mostram que pessoas com hábitos de vida ativos tendem a ter menos crises de dores de cabeça, incluindo aquelas relacionadas ao sexo. Atividades como ioga e alongamentos focados no fortalecimento do core ajudam a reduzir a tensão muscular.
Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Jovem morre após queda de mototáxi na Ponte Metálica, entre Teresina e Timon

Caroline Rodrigues, de 23 anos, seguia para entrevista de emprego quando motocicleta colidiu com coluna durante chuva no início...

Adapi cria grupo e comitê para prevenção e resposta a emergências zoossanitárias no Piauí

O Governo do Estado instituiu o Grupo Estadual de Emergências Zoossanitárias (GEEZ/PI) e o Comitê Estadual de Preparação e...

Prefeitura reforça prevenção com Blitz da Saúde no início do Guadafolia nesta sexta-feira, 6 de fevereiro

O Guadafolia 2026 terá início nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, no Balneário Belém Brasília, em Guadalupe, consolidando-se como um...

Gustavo Neiva diz que PP segue avaliando Joel Rodrigues como pré-candidato ao governo do Piauí

O deputado Gustavo Neiva (Progressistas) revelou que o partido está analisando a viabilidade da candidatura de Joel Rodrigues ao...
spot_img

Maranhão teve três desaparecimentos por dia em 2025, conforme Sinesp

Há um mês equipes buscam crianças em Bacabal, no interior do estado Há 30 dias o país acompanha as buscas por...

Uruçuí aparece em 4º lugar no ranking do MATOPIBA em tecnologia e produção agrícola, aponta relatório

O município de Uruçuí, no sul do Piauí, ocupa a quarta posição entre as cidades que mais se destacam...
spot_img

Posts Recomendados