Em 2024, mais de mil kits foram entregues pelo Programa de Valorização da Agricultura Familiar.
Através das políticas de desenvolvimento rural executadas pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), milhares de piauienses puderam aprimorar o trabalho no campo. Por meio do Programa de Valorização da Agricultura Familiar, foram entregues em 2024 mais de mil kits de irrigação, beneficiando 2.611 famílias em todo o estado.
O superintendente de Ações de Apoio a Agricultura Familiar, Clébio Coutinho, destaca a importância dos programas de fortalecimento da base produtiva, como o uso de tecnologias na agricultura familiar, a aquisição e entrega de tratores de pequeno e médio porte, além dos kits de irrigação.
“Temos desenvolvido programas que possibilitam que os agricultores tenham uma produção mais eficiente, incrementando e melhorando a produtividade. Desse modo, a agricultura familiar, com mais tecnologia, vai gerar o aumento da renda dos produtores”, apontou o superintendente.
Anualmente, a SAF distribui entre 1000 e 1500 kits de irrigação, oportunizando a agricultores familiares o acesso às tecnologias que aprimorem o trabalho do campo. Em 2024, foram investidos mais de R$ 3 milhões na distribuição de kits de irrigação por todo o estado. O assentamento Serra do Gavião, localizado na zona rural de Teresina, foi uma das comunidades contempladas pela entrega, facilitando a produção dos produtores, como o presidente da associação da região, Edivar Braga.
“No assentamento, nós plantamos banana, cheiro-verde, alface, couve, coentro, cebolinha. Com os kits de irrigação, a nossa produção melhorou demais, porque mesmo com a escassez de chuvas, os alimentos podem ser cultivados, evitando a perda da produção”, disse o agricultor.
O Programa de Valorização da Agricultura Familiar, executado por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), tem como principal objetivo fortalecer a base produtiva e promover a inclusão social e econômica das famílias do campo.