Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Só 5% têm conhecimento adequado em matemática no 3º ano do ensino médio; desempenho volta a níveis de 2011

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dado é destaque em análises do Todos Pela Educação e do Iede que têm como base os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023, divulgados neste Dia Mundial da Educação.

Apenas 5,2% dos alunos que estavam no 3º ano do ensino médio na rede pública em 2023 apresentaram um nível de aprendizagem em matemática considerado adequado. O dado é de uma análise do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), divulgado nesta segunda-feira (28), quando é comemorado o Dia Mundial da Educação.

Divulgação

Já entre os alunos que estavam terminando a etapa de educação básica na rede privada, 30,5% tiveram o mesmo nível de desempenho.

A análise tem como base os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023.

O número aparece ainda no estudo “Aprendizagem na Educação Básica: situação brasileira no pós-pandemia”, do Todos Pela Educação, também divulgado nesta segunda.

Os dados indicam que nível de aprendizagem de matemática voltou a panoramas de mais de uma década atrás. Mesmo que o número tenha subido com relação a 2021 (5%), ainda está abaixo dos 6,9% registrados em 2019, na pré-pandemia, e se iguala a resultados de 2011.

Desempenho em língua portuguesa

Já quando a análise é do desempenho em língua portuguesa por alunos do 3º ano, o resultado é melhor, mas ainda longe do ideal: cerca de 32,4% tiveram um nível de aprendizagem adequado.

Embora haja sinais de recuperação em relação a 2021 (31,2%), o número ainda é menor que o observado em 2019 (33,5%).

Outros destaques das análises do Iede e do Todos Pela Educação:

  • 5,2% dos alunos da rede pública no 3º ano do Ensino Médio atingem aprendizagem adequada em matemática.
  • Entre os estudantes do 9º ano, 16,5% demonstram domínio esperado em matemática (Iede).
  • No 5º ano, 43,5% dos alunos da rede pública têm desempenho adequado em matemática e 55,1% em língua portuguesa (Iede).
  • O Todos Pela Educação destaca que o país só recuperou os mesmos níveis de aprendizado adequado da pré-pandemia em língua portuguesa e com alunos de 9º ano. 35,9% dos estudantes da rede pública conquistaram o nível nos dois anos.

A análise do Iede também revela que as desigualdades educacionais por raça e por renda se agravaram nos últimos dez anos. No 9º ano, a diferença de desempenho em língua portuguesa entre estudantes brancos/amarelos e pretos/pardos/indígenas subiu de 9,6 pontos percentuais em 2013 para 14,1 pontos em 2023.

Em matemática, o abismo foi de 6,2 p.p. para 8,6 p.p.. No Ensino Médio, a distância entre os grupos em Português aumentou de 11,1 p.p. para 14,0 p.p.

As desigualdades também se refletem no nível socioeconômico. No 5º ano, 61% dos alunos mais ricos atingem aprendizagem adequada em língua portuguesa, frente a 45% dos mais pobres. Em Matemática, os percentuais são de 52% e 32%, respectivamente. Mesmo entre estudantes com perfil socioeconômico semelhante, o desempenho de brancos segue superior ao de pretos e pardos.

As comparações entre redes mostram diferenças expressivas. No 5º ano, 72,6% dos estudantes da rede privada atingiram o nível adequado em Matemática, frente a 43,5% da rede pública. Em Língua Portuguesa, a diferença foi de 27,4 pontos percentuais. No Ensino Médio, os dados do Iede mostram que 8% dos estudantes brancos alcançaram o nível adequado em Matemática, contra 3% dos estudantes pretos.

“É inadmissível que o país não tenha conseguido, em uma década, reduzir as enormes diferenças de aprendizagem entre estudantes de diferentes grupos raciais e socioeconômicos”, avalia Gabriel Corrêa, diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação. Segundo ele, os dados reforçam a urgência de políticas públicas robustas para recompor as perdas e garantir equidade na educação brasileira.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia apreende plantação com 130 mil pés de maconha em área de cinco hectares em Cristino Castro

Agentes da Polícia Civil e da Polícia Militar do Piauí localizaram, nesta sexta-feira (18/07), uma plantação de maconha com...

Cruzeta e CFC disputam final da Taça Guadalupe neste domingo, às 16h, no Estádio Júlio César

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A decisão da Taça Guadalupe de Futebol Amador 2025 será disputada neste domingo,...

Justiça obriga Humana Saúde a manter tratamento para autistas no Piauí e impõe multa milionária

Pais de pacientes com transtornos do desenvolvimento denunciaram que a operadora obrigou a transferência dos filhos para centros próprios...

Lula assina Medida Provisória que abre crédito de R$ 3 bi para ressarcir vítimas da fraude no INSS

Mais de 300 mil pessoas já aderiram ao acordo pra receber os valores de volta O presidente Lula assinou uma...
spot_img

Investigação aponta que Jair Bolsonaro financiou operação contra soberania nacional

A informação é de investigadores da Polícia Federal, que decidiu tomar preventivas para evitar uma eventual fuga do ex-presidente. O...

Júlio César reage à fala de Marcelo Castro e reafirma alinhamento do PSD com a base governista

Apesar da fala do deputado, os prefeitos de Barro Duro e Simplício Mendes, ambos do PSD, foram vistos no...
spot_img

Posts Recomendados