O senador da República, Marcelo Castro (MDB-PI), saiu em defesa da redução da quantidade de partidos políticos com representatividade no Congresso Nacional. Marcelo Castro esteve no Palácio de Karnak, nesta quinta-feira (8), e concedeu entrevista ao site ClubeNews.
Em 2018, 28 partidos tinham representatividade na Câmara e no Senado. Nas eleições seguintes, em 2022, apenas 12 partidos conseguiram resistir às mudanças impostas pela Cláusula de Barreira, norma que impede ou restringe o funcionamento do partido que não alcançar determinado percentual de votos.

“Eu sou radicalmente favorável. Eu não contra ao número de partidos existentes. Eu sou contra ao número excessivo de partidos representados no Congresso Nacional. Isso dificulta a governabilidade”, justificou.
Marcelo Castro defendeu a legislação aprovada em 2018. “Você imagina um projeto de lei que vem do Executivo, com quantas pessoas o articulador o Governo precisa falar? Porque tem muito partido. Há muitas divergências e é difícil a governabilidade”.
As informações são do Clube News