TCE vai julgar representação contra o prefeito afastado Luciano Fonseca.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Luciano Fonseca foi preso no âmbito da Operação Bacuri, deflagrada no dia 3 de dezembro de 2019 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que atuava no município de Bertolínia, causando prejuízo ao erário. Mas já foi solto e está utilizando tornozeleira eletrônica.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) vai julgar na próxima terça-feira (2) uma representação do Ministério Público de Contas contra o prefeito afastado de Bertolínia, Luciano Fonseca de Sousa (PT), que chegou a ser preso na ‘Operação Bacuri’ deflagrada em dezembro de 2019.

Luciano Fonseca – Foto: Bárbara Rodrigues

A representação é referente a pendências na prestação de contas do exercício financeiro de 2019, de cinco meses, de fevereiro a junho. O órgão ministerial destacou que as pendências nas prestações de contas dificultavam as fiscalizações referentes aos gastos públicos.

No dia 3 de outubro de 2019, os conselheiros do TCE determinaram o bloqueio das contas, pois havia sido constatada que a irregularidade permanecia. Logo após a decisão, o prefeito pediu o desbloqueio das contas bancárias para o pagamento de débito referente ao Fundo de Previdência Social, por isso foi realizado um desbloqueio apenas para o pagamento desses valores.

Depois o prefeito apresentou a documentação que estava pendente, referente ao cinco meses, e com isso foi determinado o desbloqueio das contas bancárias da prefeitura de Bertolínia.

Luciano Fonseca (prefeito afastado), ao lado de (Geraldo Fonseca) companheiro de chapa, vice e atual prefeito de Bertolínia.

“Malgradado a situação tenha se regularizado, cumpre este parquet destacar quemin casu, ocorreu afronta ao comando constitucional que impõe o dever de prestar contas na forma e no prazo devido”, afirmou o procurador do Ministério Público de Contas, Plínio Valente.

Prisão

Luciano Fonseca foi preso no âmbito da Operação Bacuri, deflagrada no dia 3 de dezembro de 2019 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que atuava no município, causando prejuízo ao erário.

O prefeito foi alvo de mandado de prisão preventiva e foi decretada a indisponibilidade de seus bens móveis, imóveis e em valores de suas contas bancárias limitando-os a R$ 3.296.323,81 (três milhões, duzentos e noventa e seis mil, trezentos e vinte e três reais e oitenta e um centavos).

Luciano Fonseca estava preso há mais de 40 dias, quando foi solto no dia 15 de janeiro, por ordem do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli que, em sua decisão, determinou a substituição da prisão preventiva “por medidas cautelares que julgar pertinentes serem aplicadas em conjunto com o afastamento da função pública já determinado”.

No dia 16 de janeiro o desembargador Edvaldo Moura, do Tribunal de Justiça do Piauí, determinou que o prefeito seja monitorado com uso de tornozeleira eletrônica. Após ser solto mediante cumprimento de medidas cautelares e ser autorizado a mudar de endereço, o prefeito afastado de Bertolínia, ingressou com novo pedido junto Tribunal de Justiça do Piauí: agora quer a retirada da tornozeleira eletrônica de monitoramento, alegando que no novo endereço ao qual está residindo não há cobertura de sinal de telefonia móvel. Ainda não existe uma decisão sobre isso.

Luciano atualmente está residindo na zona rural de Bertolínia, após ingressar com petição pela qual afirmava não possuir fonte de renda e que atravessava problemas de ordem financeira, que o impedia de manter a quitação dos aluguéis do imóvel que residia em Teresina.

Luciano Fonseca foi preso no âmbito da Operação Bacuri, deflagrada no dia 3 de dezembro de 2019 pelo Gaeco, mas já foi solto e está utilizando tornozeleira eletrônica.

Com informações de Bárbara Rodrigues/GP1

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César reafirma pré-candidatura ao Senado e descarta mudanças na chapa governista

Em entrevista ao Jornal do Piauí na segunda-feira (9), o deputado Júlio César (PSD) reiterou sua pré-candidatura ao Senado....

Escritora Célya Mello transforma crianças da Educação Infantil em autoras e lança novo livro em Guadalupe

A escritora, psicopedagoga e educadora Célya Mello tem desenvolvido, há três anos consecutivos, um trabalho literário voluntário e transformador...

TCU investiga contrato da Seduc com empresa vinculada a Whindersson Nunes

Órgão cobra explicações sobre inexigibilidade O Tribunal de Contas da União determinou a abertura de diligências para apurar possíveis irregularidades...

Caixa e MDS lançam microcrédito para integrantes no CadÚnico

O empréstimo integra o programa Acredita no Primeiro Passo O ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à...
spot_img

Lula defende educação para o combate à violência contra mulher

Presidente conclama adesão de homens no pacto contra violência O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira (9) a educação...

Prazo para regularizar dívidas com a Agespisa é prorrogado por 15 dias; saiba como fazer a negociação

Programa permite a pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos quitar dívidas com condições especiais. A Águas e Esgotos do Piauí...
spot_img

Posts Recomendados