Tilápia é incluída em lista de espécies invasoras e criadores temem restrições

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Peixe tem aparecido em rios fora das áreas de produção, causando desequilíbrios ambientais

A inclusão da tilápia em uma lista de espécies ‘invasoras’ tem preocupado produtores brasileiros, com temor de restrições à criação do peixe.

A Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio) incluiu a tilápia na Lista Nacional Oficial de Espécies Exóticas Invasoras, que abrange espécies que começam a aparecer em lugares em que não são nativas.

Nesse caso, a tilápia tem aparecido em rios fora das áreas de produção, gerando desequilíbrios ambientais, conforme reportado pelo g1.

Divulgação

A espécie é considerada exótica porque não é natural do Brasil, mas nativa do continente africano, da bacia do Rio Nilo.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a inclusão da tilápia na lista não deve interromper o seu cultivo.

A Pasta ressaltou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) permite o cultivo, que é de grande relevância econômica no Brasil.

“Não há, portanto, qualquer proposta ou planejamento para interromper essa atividade”, disse o ministério em nota oficial.

O QUE MUDA COM A INCLUSÃO NA LISTA?

A inclusão da espécie na lista tem caráter técnico e preventivo, segundo o Ministério do Meio Ambiente.

“O reconhecimento de espécies exóticas com potencial de impacto sobre a biodiversidade nativa serve como referência técnica para políticas públicas e ações de prevenção e controle”, destaca.

Uma das medidas para evitar a fuga da espécie para outros habitats é a reversão sexual dos peixes, transformando gêmeas em machos a partir do uso de hormônios.

Os criadores também podem evitar o escape usando gaiolas dentro dos reservatórios ou adotando tanques cavados no solo, com barreiras físicas.

A comissão deve debater a prevenção, detecção precoce e um plano de ação para casos de novas invasões biológicas.

A Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio) é formada por onze ministérios, representantes dos setores produtivos, órgãos estaduais e municipais de meio ambiente e representantes da sociedade civil.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeitura de Guadalupe cancela atrações deste sábado do Guadafolia em respeito à família enlutada

A Prefeitura de Guadalupe anunciou, na manhã deste sábado (7), o cancelamento da programação do Guadafolia 2026 prevista para...

Multidão prestigia o Guadafolia no Balneário Belém Brasília, em Guadalupe

A segunda edição do Guadafolia teve início na noite de sexta-feira, 6 de fevereiro, no Balneário Belém Brasília, em...

Ministério Público move ação para cancelar concurso da Prefeitura de Floriano

Ação aponta falta de transparência, vazamento de informações sigilosas e suspeitas na contratação da banca organizadora, comprometendo a confiabilidade...

Pancreatite: 6 mortes suspeitas são associadas a canetas emagrecedoras

Dados da agência mostram ainda mais de 200 casos suspeitos de pancreatite ligados a medicamentos usados para diabetes e...
spot_img

“Nenhum governador tem poder pleno sobre polícias”, diz pesquisadora

Carolina Grillo avalia que operações letais têm se disseminado Poucos dias depois de completar três meses, a operação policial mais...

Endividamento das famílias atinge novo recorde e chega a 79,5%, aponta CNC

Pesquisa aponta alta no uso do crédito, enquanto inadimplência recua pelo terceiro mês seguido. O percentual de famílias brasileiras com...
spot_img

Posts Recomendados