TJ-PI instala nova Central de Inquéritos no Polo Floriano; comarcas de Guadalupe, Jerumenha e Marcos Parente serão atendidas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O evento contou com a presença de desembargadores, juízes e servidores do Judiciário piauiense e autoridades estaduais e locais.

Na manhã desta segunda-feira (24), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) inaugurou a Central Regional de Inquéritos e Audiências de Custódia IV – Polo Floriano, em solenidade realizada no Fórum Ministro Aldir Passarinho, na comarca de Floriano.

A nova unidade, que abrange as comarcas de Floriano, Guadalupe, Itaueira, Jerumenha, Manoel Emídio, Marcos Parente, Oeiras, Ribeiro Gonçalves e Uruçuí, tem como objetivo centralizar e otimizar a análise dos inquéritos e das audiências de custódia, proporcionando maior transparência e celeridade às investigações.

Durante a solenidade, o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, destacou a relevância da iniciativa para a sociedade: “Este lançamento representa um avanço expressivo para o sistema de justiça, contribuindo para uma resposta mais ágil e eficaz às demandas da criminalidade. A centralização dos inquéritos não só fortalece a atuação do Poder Judiciário, como também reafirma nosso compromisso com a segurança e a confiança da população”, afirmou o presidente.

Ainda de acordo com o chefe do Judiciário piauiense, a instalação da Central Regional de Inquérito e Audiências de Custódia em Floriano trará benefícios que vão desde uma integração mais dinâmica das informações até uma atuação mais coordenada e eficaz na resolução dos casos. Durante a solenidade, o juiz coordenador da nova Central, Clayton Rodrigues, ressaltou os ganhos operacionais proporcionados pela estrutura instalada.

“A criação desta central possibilita uma atuação integrada e coordenada, o que será determinante para aprimorar a condução das investigações. Com uma estrutura mais robusta, conseguiremos garantir maior rigor, transparência e eficiência em todas as fases do processo criminal”, concluiu o magistrado.

O secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, também destacou a importância da nova Central de Inquéritos para a agilidade na fase pré-processual. “Essa etapa exige rapidez nas análises de medidas cautelares e representações. Floriano tem uma situação peculiar, pois abriga uma unidade prisional que, além dos processos criminais e fases pré-processuais, ainda demanda atuação na fase de execução penal. A nova Central de Inquéritos vai auxiliar muito nesse sentido”, afirmou o secretário.

Central de Inquérito

As Centrais de Inquéritos são unidades especializadas que concentram e padronizam os procedimentos investigativos, reunindo a análise de medidas cautelares e prisões. Conforme o presidente do TJPI, essa centralização viabiliza a uniformidade dos entendimentos, prevenindo decisões divergentes e elevando a qualidade das provas submetidas a julgamento, o que reforça a confiança da sociedade no sistema de Justiça

“Dentro dessa estrutura, o juiz da central desempenha um papel essencial, examinando os pedidos formulados pela Polícia Civil durante a fase de investigação criminal – como mandados de busca e apreensão, interceptações telefônicas e prisões preventivas – e assegurando o controle da legalidade das investigações, além de proteger os direitos individuais”, destacou o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira. O presidente ressaltou ainda sua ligação com a cidade de Floriano. “Foram 16 anos atuando como juiz nesta comarca, e me sinto feliz em entregar à sociedade essa Central de Inquéritos. Floriano representa um polo educacional e de saúde para o nosso estado, e essa nova estrutura reforça nosso compromisso com os jurisdicionados florianenses”, concluiu o presidente.

TJPI Pioneiro

O TJPI se destaca por ser o primeiro tribunal brasileiro a levar as centrais de inquérito a comarcas do interior, contribuindo para uma maior transparência e eficácia nas práticas investigativas.

Ao final da solenidade, o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, acompanhado do coordenador da Central de Inquéritos e da magistrada diretora do Fórum de Floriano, apresentaram as instalações da Central de Inquéritos às autoridades presentes.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem a menor taxa de casamentos do Brasil, diz IBGE

Estado registrou queda de mais de 11% em relação a 2023; maioria das uniões é entre pessoas de sexos...

Comissão do Senado aprova PEC do fim da escala 6×1

Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas...

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...
spot_img

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...
spot_img

Posts Recomendados