TRE do Piauí inicia diplomações de prefeitos, vices e vereadores eleitos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A diplomação marca o fim do processo eleitoral e atesta que o eleito pode tomar posse em 1º de janeiro.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) já deu início à diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos no pleito de outubro de 2024 e que tomarão posse a partir de janeiro de 2025.

A primeira diplomação aconteceu na cidade de Cocal, que fica a cerca de 270 km de Teresina, na última sexta-feira (29). A diplomação foi no auditório do Fórum da cidade. Foram diplomados o prefeito eleito, Dr. Cristiano Britto (Republicanos), a vice-prefeita eleita, Dra. Adriana Luiza (Republicanos) e os 11 vereadores, além de seus suplentes.

Prefeito eleito e vice-prefeita eleita de Cocal foram os primeiros diplomados do Piauí

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. Para os eleitos ou as eleitas aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs. Já nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

Os cartórios eleitorais do Piauí têm até o dia 19 de dezembro para procederem a diplomação dos eleitos. Os eleitos tomarão posse em 1º de janeiro de 2025 para seus cargos no executivo e legislativo municipais.

Em Teresina, a data da diplomação do prefeito eleito Sílvio Mendes (União Brasil) e do seu vice Jeová Alencar (Republicanos) já foi definida: será no dia 18 de dezembro de 2024, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). Além deles, serão diplomados os vereadores eleitos e os suplentes.

Em Parnaíba, segundo colégio eleitoral do Piauí, ficou marcada para o dia 19 de dezembro, a data limite, a diplomação do prefeito eleito Francisco Emanuel (Progressistas) e do vice Darlan Barros, além de 19 vereadores e seus suplentes. A solenidade será pela manhã no auditório do Fórum Desembargador Salmon Lustosa.

Já na cidade de Picos, que é o terceiro colégio eleitoral do estado, a diplomação do prefeito eleito Pablo Santos (MDB) e da vice Xandu Néri (PSB), juntamente com vereadores eleitos e suplentes, está marcada para o dia 11 de dezembro.

Em Piripiri, a diplomação da prefeita reeleita Jôve Oliveira (PT), do vice Hilton Martins (PT), e dos 15 vereadores eleitos juntamente com seus suplentes será no dia 17 de dezembro.

No quinto maior colégio eleitoral, Floriano, a Justiça Eleitoral ainda não divulgou a data da diplomação.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Câmara de Guadalupe realiza duas sessões para votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal e Projeto de Resolução

Também foi feita a leitura do Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública a Augusta e Respeitável Loja...

Soraya Thronicke e Ciro Nogueira batem boca em CPI das Bets: ‘Me respeite’

A discussão ocorreu durante o depoimento de João Studart, CEO da Bet Nacional. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as apostas...

Governador destaca importância do agronegócio ao Piauí em homenagem a personalidades do setor

Nove produtores, cinco técnicos, quatro instituições e duas empresas foram agraciados com a Medalha do Mérito Agropecuário. O governador Rafael...

Defesa do estudante que atropelou e matou casal na zona leste de Teresina pede sua liberdade à Justiça

A defesa argumenta que a prisão preventiva é ilegal, visto que o crime imputado ao estudante é culposo. A defesa...
spot_img

Presidente da Coreia do Sul recua e revoga lei marcial após rejeição do Parlamento

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, voltou atrás nesta quarta-feira (4, noite de terça em Brasília)...

Deputado Júlio César assegura R$ 500 milhões para a saúde de Teresina, e Silvio Mendes agradece nas redes sociais

Por Gleison Fernande - Jornalismo da UCA. O deputado federal Júlio César (PSD) garantiu a destinação de aproximadamente R$ 500...
spot_img

Posts Recomendados