Trump assina decreto para cortar financiamento à África do Sul

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presidente sul-africano disse que seus país “não será intimidado”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto para cortar a assistência financeira à África do Sul, informou a Casa Branca nesta sexta-feira (7), citando a desaprovação da política fundiária da nação africana e de seu caso de genocídio na Corte Internacional de Justiça contra Israel, aliado de Washington.

A Casa Branca disse que o governo norte-americano também formulará um plano para reassentar os agricultores sul-africanos e suas famílias como refugiados. A Casa Branca disse que as autoridades norte-americanas tomarão medidas para priorizar a ajuda humanitária, incluindo a admissão e o reassentamento por meio do Programa de Admissão de Refugiados dos Estados Unidos para os afrikaners na África do Sul, que são, em sua maioria, descendentes brancos dos primeiros colonizadores holandeses e franceses.

Reuters/Mike Segar

Trump disse, sem citar evidências, que “a África do Sul está confiscando terras” e que “certas classes de pessoas” foram tratadas “muito mal”. O bilionário Elon Musk, natural da África do Sul, mas naturalizado norte-americano, que é próximo de Trump, disse que os sul-africanos brancos foram vítimas de “leis racistas de propriedade”.

O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que sancionou um projeto de lei no mês passado com o objetivo de facilitar a desapropriação de terras pelo Estado para fins de interesse público, defendeu a política. Ele disse que o governo não havia confiscado nenhuma terra e que a política tinha como objetivo eliminar as disparidades raciais na propriedade de terras. Ramaphosa disse que a África do Sul “não será intimidada”.

Washington também tem se queixado do caso apresentado pela África do Sul na Corte Internacional de Justiça, onde acusou Israel de genocídio por causa do ataque militar israelense a Gaza, que matou dezenas de milhares de pessoas e causou uma crise humanitária.

Israel nega as alegações e diz que agiu em legítima defesa após um ataque mortal de militantes palestinos do Hamas em 7 de outubro de 2023.

A Casa Branca citou esse caso como um exemplo da África do Sul tomando posições contra Washington e seus aliados.

O decreto assinado por Trump tratará de questões de direitos humanos na nação africana, disse a Casa Branca. Trump havia ameaçado cortar o financiamento para a África do Sul logo após assumir o cargo.

A questão da propriedade da terra é altamente carregada politicamente na África do Sul, devido ao legado das eras colonial e do apartheid, quando os negros foram despojados de suas terras e tiveram seus direitos de propriedade negados.

Os proprietários de terras brancos ainda possuem três quartos das terras agrícolas da África do Sul. Isso contrasta com os 4% de propriedade dos negros, que representam 80% da população, em comparação com cerca de 8% dos brancos, de acordo com a última auditoria fundiária de 2017.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Fim de semana com previsão de chuva no Piauí; veja onde a chuva será mais intensa

A recomendação é que a população acompanhe as atualizações diárias da previsão do tempo, especialmente em regiões onde o...

Planalto informa que exame de Lula após cirurgia de catarata apresenta evolução satisfatória

Presidente fez uma cirurgia de catarata na última sexta-feira (30), e voltará às atividades habituais na segunda-feira (2), após...

Washington Bandeira diz desconhecer articulação para o Senado

O pré-candidato a vice-governador do Piauí, Washington Bandeira, afirmou que não tem conhecimento de articulações para uma eventual candidatura...

PSD tenta se destacar como alternativa de direita, enquanto Flávio segue na frente

Levantamento mais recente da Quaest aponta que eleitorado da direita não bolsonarista apoia majoritariamente o candidato indicado por Bolsonaro. Com...
spot_img

Cruzetão FC conquista o título do 30º Torneio de Futsal de Férias em Guadalupe; premiação é entregue aos destaques da competição

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Cruzetão FC sagrou-se campeão do 30º Torneio de Futsal de Férias –...

Justiça condena lojista a 5 anos de reclusão por maus-tratos a cães

Homem confinava os cachorros em subsolo de loja em São Paulo O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou...
spot_img

Posts Recomendados