Ucrânia tenta derrubar helicóptero com Vladimir Putin a bordo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Helicóptero presidencial foi envolvido em confronto com 46 drones ucranianos durante visita surpresa de Putin à região de Kursk, próxima à zona de guerra.

Durante uma visita do presidente Vladimir Putin à região russa de Kursk, no último dia 20 de maio, o helicóptero que transportava o chefe de Estado foi envolvido em uma operação de defesa aérea para repelir o que autoridades russas classificaram como um ataque “sem precedentes” com drones ucranianos. A informação foi divulgada neste fim de semana por Yuri Dashkin, major-general das Forças de Defesa Aérea da Rússia, em entrevista ao canal estatal Rossiya-24.

Foto: Agência russa

De acordo com Dashkin, o helicóptero presidencial esteve “praticamente no epicentro” do ataque. O oficial relatou que os sistemas de defesa da região entraram em ação ao detectar a aproximação de dezenas de drones não tripulados.

“Durante o período em que o presidente estava trabalhando na região de Kursk, o inimigo lançou um ataque sem precedentes com veículos aéreos não tripulados”, afirmou. “Simultaneamente conduzimos um combate de defesa aérea e garantimos a segurança do voo do helicóptero presidencial.”

Defesa russa abateu todos os 46 drones

Ainda segundo o general, 46 drones do tipo aeronave foram abatidos pelas forças russas. “A missão foi cumprida. O ataque dos drones inimigos foi repelido, todos os alvos aéreos foram destruídos”, completou.

Foto: Agência russa

Apesar da gravidade do relato, o Kremlin não confirmou se o helicóptero de Putin foi diretamente visado pelos drones. Tampouco há informações oficiais sobre danos à aeronave ou risco direto ao presidente. A Ucrânia não se pronunciou sobre as declarações do governo russo.

Putin inspecionou usina nuclear

Putin esteve na região de Kursk para se reunir com voluntários, autoridades municipais e o governador interino Alexander Khinshtein. A viagem não foi anunciada publicamente com antecedência, um procedimento comum nas agendas do presidente russo desde o início da guerra na Ucrânia. Durante a visita, ele também inspecionou as obras da usina nuclear Kursk-II.

Segundo especialistas, Putin teria se deslocado em um helicóptero Mi-17 — modelo equipado com sistemas de proteção como flares, blindagem e interferidores infravermelhos, mas que geralmente requer apoio aéreo e terrestre adicional em áreas de alto risco.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ciro Nogueira cumpre agenda, entrega obras e anuncia investimentos mais de R$ 1,5 milhão

Senador destaca investimentos em esporte e infraestrutura que beneficiam diretamente a população de União O senador Ciro Nogueira (Progressistas) cumpriu...

Projeto na Alepi propõe que prefeituras do Piauí tenham limite de R$ 500 mil para contratação de shows

Projeto de lei busca controlar gastos públicos em eventos culturais e garantir prioridade a serviços essenciais no Piauí Por Leônidas...

Treino pesado de Lula aos 80 anos supera o realizado na sua primeira eleição

Ao participar de evento em comemoração aos 46 anos do PT, presidente afirmou que vive melhor momento da sua...

Juros altos no cartão, cheque especial e financiamento: entenda a demora para cair

Especialistas apontam os fatores que travam o repasse da queda e indicam quando o consumidor pode começar a sentir...
spot_img

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

Parceria visa garantir resolução que proíbe comercialização dos vapes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público...

Defesa de Bolsonaro alerta para risco de queda e morte na cadeia

Após divulgação do laudo médico de que o ex-presidente Jair Bolsonaro pode seguir preso na Papudinha, os advogados dele...
spot_img

Posts Recomendados