Unicef pede ajuda para Gaza e alerta para alta de mortes de crianças em Gaza

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com acordo, espera-se a entrada de 600 caminhões de ajuda por dia

A instituição de caridade infantil da ONU, Unicef, pediu nesta sexta-feira a abertura de todas as passagens de ajuda alimentar para Gaza, devastada pela guerra, dizendo que as crianças no território estão especialmente vulneráveis porque ficaram sem alimentação adequada por longos períodos.

“A situação é crítica. Corremos o risco de ver um aumento maciço na morte de crianças, não apenas neonatais, mas também bebês, já que seus sistemas imunológicos estão mais comprometidos do que nunca”, disse o porta-voz do Unicef, Ricardo Pires.

Reuters/Dawoud Abu Alkas/Proibida reprodução

A imunidade das crianças está baixa porque “elas não estão se alimentando adequadamente por muito tempo”, disse ele.

As tropas israelenses começaram a se retirar de algumas partes do território palestino nesta sexta-feira, sob um acordo de cessar-fogo com o Hamas, na primeira fase de uma iniciativa do presidente dos EUA, Donald Trump, para acabar com a guerra de dois anos.

A Organização das Nações Unidas planeja aumentar a entrega de ajuda humanitária a Gaza, onde algumas áreas estão passando fome, nos primeiros 60 dias de um cessar-fogo no enclave, disse uma autoridade de alto escalão da ONU na quinta-feira.

O Cogat, braço dos militares israelenses que supervisiona o fluxo de ajuda para Gaza, e o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU disseram que esperam que cerca de 600 caminhões de ajuda entrem em Gaza diariamente.

“Sob o acordo de cessar-fogo, teremos mais de 145 pontos de distribuição comunitários, além de até 30 padarias e todos os nossos locais de nutrição”, disse Ross Smith, diretor de emergências do PMA, à Reuters nesta sexta-feira.

O PMA espera começar a aumentar as entregas no início da próxima semana, mas isso dependerá da retirada das forças israelenses para que as zonas de segurança humanitária possam ser expandidas.

O Cogat disse em um comunicado que os caminhões de ajuda operados pela ONU e por “organizações internacionais aprovadas”, o setor privado e os países doadores teriam permissão para entrar em Gaza.

Os caminhões incluirão principalmente alimentos, equipamentos médicos, suprimentos para abrigos, combustível e equipamentos necessários para consertar as linhas de água e os sistemas de esgoto.

Em um discurso televisionado, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que as forças de Israel permaneceriam em Gaza para garantir que o território fosse desmilitarizado e que o Hamas se desarmasse nos estágios futuros do plano de Trump.

O acesso ao norte de Gaza é crítico, disse o PMA, com até 400.000 pessoas que não recebem assistência há várias semanas.

A agência pediu uma verificação e aprovação mais eficiente dos comboios de ajuda para acelerar a entrada dos caminhões.

O Unicef disse que 50.000 crianças correm o risco de desnutrição aguda e precisam de tratamento imediato.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Bom Jesus, Uruçuí, Piripiri, Santa Filomena e Parnaíba impulsionam superávit comercial do Piauí em novembro

Municípios se destacam na exportação de soja e outros produtos, contribuindo para saldo positivo de US$ 58,7 milhões na...

Sul do Piauí receberá dois novos Procons em 2026; entenda o funcionamento

Iniciativa vai beneficiar cerca de 70 mil habitantes, facilitando o acesso a serviços de proteção e defesa do consumidor...

Vereador diz que processo no TCE-PI é político e justifica contratações feitas na implantação do posto de Identificação em Marcos Parente

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O ex-presidente da Câmara Municipal de Marcos Parente, vereador Edmundo Pereira de Oliveira,...

Dois dias de cerimônias do ABC 2025 formam 72 alunos da rede municipal em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A rede municipal de ensino de Guadalupe encerrou, nesta sexta-feira, 5 de dezembro,...
spot_img

Favelas no Piauí têm baixa infraestrutura de drenagem; piores índices do Brasil

O Piauí possui o terceiro menor índice de favelas e comunidades urbanas com bueiros para o escoamento de água...

33,7% da população culpa o Governo Rafael Fonteles por falta d’água, segundo pesquisa

Levantamento do Instituto Divulga revela insatisfação com a qualidade e a falta de água na cidade; governo estadual e...
spot_img

Posts Recomendados