As colaborações serão avaliadas pela Pró-Reitoria de Graduação (PREG).
A UFPI apresentou a proposta de Resolução para estabelecer o retorno das atividades presenciais acadêmicas para o próximo semestre letivo dos Colégios Técnicos, da graduação e da pós-graduação. A proposta está aberta à apreciação da comunidade para receber sugestões até 4 de maio. As colaborações serão avaliadas pela Pró-Reitoria de Graduação (PREG). Após essa etapa, a minuta irá para apreciação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX/UFPI).
Para a retomada das atividades, os docentes devem articular as ofertas de disciplinas em formato presencial. Somente em casos excepcionais, as ofertas poderão ocorrer mediadas por tecnologias, no limite de até 20% da carga horária. A proposta de retorno considera o abrandamento da situação da pandemia da covid-19 e o avançado estágio de vacinação nas cidades onde estão sediadas unidades da UFPI.

“Estamos mantendo o diálogo com a comunidade para construímos juntos esse aguardado retorno às atividades presenciais. As condições para a retomada nunca estiveram tão favoráveis como agora. Seguiremos trabalhando para avançar com segurança”, declarou o Reitor Gildásio Guedes.
A Pró-Reitora de Graduação, Ana Beatriz Gomes, enfatiza que a minuta da Resolução atende ao anseio da comunidade acadêmica, com cautela e responsabilidade. “Haverá um plano de retorno, com toda a segurança, para orientações mais específicas das rotinas administrativa; e temos essa resolução de retorno à presencialidade das atividades acadêmicas. Vamos suprir ao máximo esse déficit que aconteceu nesses dois anos de atividades remotas e híbridas. No dia 20 de junho, estaremos de braços abertos para receber nossos alunos da graduação”.
Diálogo com unidades
Antes mesmo do envio da proposta, a Administração Superior esteve reunida com diretores de unidades acadêmicas para discutir a volta ao presencial. A expressiva maioria dos diretores de Campus e de Centros apoiou a retomada das atividades presencias.
“O Campus de Bom Jesus recebe com muito entusiasmo essa proposta de retorno presencial.”, diz o diretor do Campus Professora Cinobelina Elvas, Everaldo Moreira.”Após 2 anos tão desafiadores, é chegada a hora de dar esse passo importante, porque agora as condições permitem. Estamos muito animados para receber nossa comunidade de volta. “completa.
No Centro de Ciências da Natureza, em Teresina, a proposta também foi bem recebida. “Com o avanço dos índices da pandemia no Piauí não temos mais justificativa plausível para manter as atividades remotas.”, enfatiza o diretor do CCN, Edmilson Miranda. “Aqui no Centro, acreditamos que terá boa aceitação e a proposta tem tudo para ser aprovada no CEPEX”, acrescenta.
Do Portal A10+