Vacina russa contra covid-19 terá versão para crianças

-

- Advertisment -spot_img

Imunizante infantil será mais leve e menos reatogênico, segundo centro de pesquisa que desenvolve a vacina; produto terá testes no Paraná.

A vacina russa Sputinik V contra covid-19 terá versão para crianças, anunciou nesta terça-feira (8) o Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, segundo a agência de notícias russa Sputinik News. 

O imunizante está na terceira e última fase de testes. Após a conclusão dessa fase, duas versões da vacina serão produzidas. O Centro Gamalyea ressalta que os testes serão realizados apenas em adultos maiores de 18 anos e a segunda versão, para crianças, será adaptada a partir desse produto final. 

Imagem – Reprodução

“Haverá duas categorias de vacinas: para adultos e para crianças. Para as crianças será mais leve e menos reatogênica”, afirmou o professor Aleksandr Butenko, do Centro Gamalyea, à Rádio Sputnik.

“A massa corporal de crianças é menor do que a de adultos, por isso a dose será reduzida. O sistema imunológico de uma criança pode não estar suficientemente desenvolvido como o de um adulto. De uma forma ou de outra, todas as vacinas possuem classificações, para crianças e adultos”, ressaltou.

A agência de notícias informa que, no momento, a vacina russa é destinada a pessoas entre 18 e 60 anos.

A vacina russa foi a primeira registrada no mundo contra a covid-19, em 11 de agosto. Ela se diferencia das demais que estão sendo desenvolvidas e estão em estágio avançado contra a doença no que se refere à sua composição.

É feita com dois vetores de adenovírus enfraquecidos, vírus que causa o resfriado comum em humanos, e fragmentos do novo coronavírus, para estimular o corpo a produzir anticorpos contra a doença e induzir imunidade a longo prazo. A vacina é intramuscular administrada em duas doses. A segunda deve ser aplicada 21 dias após a primeira.

No Brasil, deve passar por testes no Paraná, Bahia e Distrito Federal. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) já enviou pedido para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para realizar testes da vacina no Estado. Depois de aprovados, os testes devem começar em 15 dias. O estudo deve contar com 10 mil voluntários no país, preferencialmente profissionais da saúde.

A aplicação em massa da vacina russa no Paraná pode acontecer já no ínicio de 2021 no Paraná, a partir de doses importadas.

A vacinação do grupo de risco na Rússia já está prevista para ser feita em outubro. Na sexta-feira (4), a revista científica Lancet publicou que a vacina se mostrou segura nas fases 1 e 2 de testes em humanos, induzindo resposta imune forte sem provocar reações adversas graves.

Do R7

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Dr. Francisco diz que não exigirá fidelidade de prefeitos aliados na reeleição de Ciro Nogueira

Deputado reforça respeito à autonomia dos prefeitos e destaca importância do diálogo na conquista de votosO deputado federal Dr....

Conquista inédita do Brasil nos Jogos de Inverno vira exemplo para negócios

Resultado histórico amplia representatividade da América Latina e impulsiona retorno simbólico para patrocinadora, segundo especialistas.Pela primeira vez em mais...

PT comunica vazamento de dados e alerta filiados sobre possível exposição de informações

Partido informa que até 537 mil registros podem ter sido acessados após falha no Sistema de Filiados.O Diretório Nacional...

Seis mortos após ônibus de trabalhadores rurais tombar em estrada

Pelo menos 45 ocupantes do veículo foram socorridos com ferimentos. Acidente aconteceu no trecho da rodovia entre Ocauçu e...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Pagamento do abono salarial inicia para nascidos em janeiro; 2 milhões recebem nesta segunda (16)

Primeiro lote libera R$ 2,5 bilhões; valor varia conforme meses trabalhados em 2024.Os trabalhadores nascidos em janeiro que ganharam...

Piauí amplia malha aérea e registra crescimento de mais de 500% em voos regionais

Entre os anos de 2023 a 2025 foram entregues ou homologados oito aeroportos no Estado.Entre 2023 e 2025, o...

Wellington Dias afirma que banda de Anderson Rodrigues será responsabilizada por acidente na Expoapi

"Pedi providências à equipe de segurança do evento", declarou...

Há um abismo no Nordeste brasileiro? Segundo simulador de voo da Microsoft, sim

O usuário do Reddit 'ReversedWindow' parece ter sido o...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Você também pode gostar
Recomendado para você