Vacinação de menores contra a dengue fica abaixo da meta do Ministério da Saúde

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer, no sistema público de saúde, o imunizante contra a doença, que em 2024 já atingiu cerca de 6,6 milhões de pessoas e matou quase 6 mil.

A vacinação de crianças e adolescentes contra a dengue em 2024 ficou muito abaixo da meta do Ministério da Saúde.

As salas de vacinação estão vazias e as geladeiras cheias de doses da vacina contra a dengue em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“Eu acredito que eles deixam para depois. ‘Ah, depois eu levo, depois eu levo’ e acaba que esquece”, diz a técnica em enfermagem Erci Madureira.
O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer, no sistema público de saúde, o imunizante contra a doença que só em 2024 já atingiu cerca de 6,6 milhões de pessoas e matou quase 6 mil. O país adquiriu 6,5 milhões de vacinas no fim de 2023. Distribuiu cerca de 5,6 milhões para mais de 1,9 mil municípios.

Foto: SMS

O público-alvo escolhido para receber o imunizante Qdenga, neste primeiro ano, foram as crianças e os adolescentes entre 10 e 14 anos. Essa faixa etária foi escolhida porque os estudos mostraram que nos últimos cinco anos as internações por dengue foram maiores em crianças e adolescentes dessa idade.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% de mais de 8 milhões de pessoas desse grupo. Mas até agora, um ano depois da vacina chegar aos centros de saúde, apenas 25% receberam a primeira dose. O balanço da segunda dose é ainda pior: só 805 mil aplicações.

O epidemiologista e professor universitário José Geraldo Leite afirma que a dengue tem se tornado um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e a baixa imunização pode piorar este quadro.

“Além da vacina dengue, evitar infecção pelo vírus dengue, talvez o aspecto mais importante seja evitar os casos graves. Evitando caso grave, evito hospitalização, evito óbito”, afirma o epidemiologista.
Éder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, diz que é preciso fazer um esforço para levar os jovens às unidades de saúde.

“Nós temos que lançar estratégias específicas para fazer a vacina chegar até eles. Eles não são como, por exemplo, as crianças menores que frequentam os postos de saúde com maior frequência […] Nós também precisamos associar outras estratégias, ou seja, nós não podemos abrir mão de eliminar os focos criadores do Aedes aegypti”, afirma o diretor.

O Bernardo Luíz de Araújo, de 11 anos, já garantiu a dose de proteção:

“A dengue é muito perigosa. A gente tem que tomar a vacina para se proteger dela”, diz.
O Ministério da Saúde declarou que, em 2025, vai aumentar o número de municípios com vacinas disponíveis para crianças e adolescentes; e que aguarda a aprovação da vacina do Butantan para ampliar a imunização contra a dengue para outras faixas etárias.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados