Vacinação de menores contra a dengue fica abaixo da meta do Ministério da Saúde

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer, no sistema público de saúde, o imunizante contra a doença, que em 2024 já atingiu cerca de 6,6 milhões de pessoas e matou quase 6 mil.

A vacinação de crianças e adolescentes contra a dengue em 2024 ficou muito abaixo da meta do Ministério da Saúde.

As salas de vacinação estão vazias e as geladeiras cheias de doses da vacina contra a dengue em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“Eu acredito que eles deixam para depois. ‘Ah, depois eu levo, depois eu levo’ e acaba que esquece”, diz a técnica em enfermagem Erci Madureira.
O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer, no sistema público de saúde, o imunizante contra a doença que só em 2024 já atingiu cerca de 6,6 milhões de pessoas e matou quase 6 mil. O país adquiriu 6,5 milhões de vacinas no fim de 2023. Distribuiu cerca de 5,6 milhões para mais de 1,9 mil municípios.

Foto: SMS

O público-alvo escolhido para receber o imunizante Qdenga, neste primeiro ano, foram as crianças e os adolescentes entre 10 e 14 anos. Essa faixa etária foi escolhida porque os estudos mostraram que nos últimos cinco anos as internações por dengue foram maiores em crianças e adolescentes dessa idade.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% de mais de 8 milhões de pessoas desse grupo. Mas até agora, um ano depois da vacina chegar aos centros de saúde, apenas 25% receberam a primeira dose. O balanço da segunda dose é ainda pior: só 805 mil aplicações.

O epidemiologista e professor universitário José Geraldo Leite afirma que a dengue tem se tornado um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e a baixa imunização pode piorar este quadro.

“Além da vacina dengue, evitar infecção pelo vírus dengue, talvez o aspecto mais importante seja evitar os casos graves. Evitando caso grave, evito hospitalização, evito óbito”, afirma o epidemiologista.
Éder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, diz que é preciso fazer um esforço para levar os jovens às unidades de saúde.

“Nós temos que lançar estratégias específicas para fazer a vacina chegar até eles. Eles não são como, por exemplo, as crianças menores que frequentam os postos de saúde com maior frequência […] Nós também precisamos associar outras estratégias, ou seja, nós não podemos abrir mão de eliminar os focos criadores do Aedes aegypti”, afirma o diretor.

O Bernardo Luíz de Araújo, de 11 anos, já garantiu a dose de proteção:

“A dengue é muito perigosa. A gente tem que tomar a vacina para se proteger dela”, diz.
O Ministério da Saúde declarou que, em 2025, vai aumentar o número de municípios com vacinas disponíveis para crianças e adolescentes; e que aguarda a aprovação da vacina do Butantan para ampliar a imunização contra a dengue para outras faixas etárias.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Os benefícios do ciclismo, seu crescimento e expansão do mercado de bicicletas no Brasil

O mercado de bicicletas no Brasil cresceu 14% em 2023, com vendas que ultrapassaram 3,2 milhões de unidades, impulsionado...

Fim do mistério: veja imagem de como é um Chester vivo

Ave tem origem em uma linhagem de frango que foi trazida da Escócia para o Brasil em 1980 Poucas pessoas...

Temporal alaga centro de Floriano e Hospital Tibério Nunes é invadido pela água

A Secretaria Estadual de Saúde ficou de encaminhar uma nota sobre a situação do hospital na cidade Na manhã desta...

Programa Cozinha Solidária é lançado no Piauí e beneficiará 11 instituições que alimentam pessoas vulneráveis

A previsão é distribuir 560 mil refeições ao longo de 2025. O governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (20), da...
spot_img

PGR envia ao STF parecer para manter prisão de Braga Netto

General é apontado como um dos articuladores do plano golpista A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta sexta-feira (20) ao...

Lula diz que governo não vai interferir em nova gestão do Banco Central

Presidente gravou vídeo com Gabriel Galípolo e ministros O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou nesta sexta-feira (20) o...
spot_img

Posts Recomendados