Vacinas contra Covid-19 serão enviadas até terça para todo o Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Saúde vai distribuir 1,5 milhão de doses da vacina Serum

Novo lote de vacinas contra covid-19 será entregue a todos os estados e ao Distrito Federal, até esta terça-feira (10). São cerca de 1,5 milhão de doses da vacina Serum, que tem eficácia comprovada de 90% contra casos sintomáticos em adultos.

Elas fazem parte de um lote de quase 70 milhões de doses adquiridas pelo Ministério da Saúde em um pregão eletrônico para manter os estoques do Sistema Único de Saúde abastecidos por dois anos. O Programa Nacional de Imunizações espera distribuir pelo país novas remessas nas próximas semanas, totalizando 5 milhões de doses entregues até o fim do mês.

Além de ter apresentado bons resultados nos testes de eficácia e segurança, a vacina produzida pela Zálika Farmacêutica tem maior prazo de validade e pode ser transportada e conservada de forma mais simples. O imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em pessoas acima de 12 anos. Por isso, as crianças continuarão recebendo o imunizante produzido pela Pfizer.

Foto: Reprodução/PMJP

O Ministério da Saúde também está aproveitando as novas entregas para enviar um documento aos estados com orientações sobre a estratégia atual de vacinação contra a Covid-19. Desde o começo do ano, a vacina faz parte do calendário básico das crianças. Além disso, ainda é recomendada a vacinação de gestantes, e reforços periódicos para idosos e pessoas que fazem parte de grupos vulneráveis.

As crianças devem receber a primeira dose a partir dos seis meses de idade, e a segunda deve ser tomada quatro semanas depois. Esse esquema básico vale para todas com menos de 5 anos e, depois disso, é preciso tomar uma dose de reforço. Já as gestantes devem receber uma dose durante a gestação, e caso isso não aconteça, precisam se vacinar durante o puerpério.

Os idosos com mais de 60 anos devem reforçar a vacinação a cada seis meses, assim como todas as pessoas com mais de 5 anos que tenham alguma imunodeficiência.

Os demais grupos prioritários, como indígenas e quilombolas, pessoas com deficiências ou comorbidades, ou ainda aquelas que estão privadas de liberdade, devem receber uma dose anual.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Para segurar inflação, Banco Central sobe novamente juros para 12,25% e prevê mais altas

Taxa estava em 11,25%; esse é o maior aumento desde fevereiro de 2022. Inflação fora da meta no Brasil...

Novo procedimento em Lula já estava previsto após cirurgia, diz equipe médica

Médica explica que embolização evitará novos sangramentos A médica Ana Helena Germoglio, da equipe médica que cuida da saúde do presidente...

Mais um ministro do STF vota para responsabilizar redes sociais por conteúdo criminoso

Da mesma maneira que o ministro Dias Toffoli, Luiz Fux defendeu que a remoção de conteúdos considerados ofensivos ou...

Estudantes do Piauí vencem etapa nacional do Projeto Pioneiros

As estudantes desenvolveram uma Estação Elevatória Sustentável de Esgoto, utilizando materiais simples como motor de máquina de lavar e...
spot_img

Sem sequelas, Lula deve voltar às atividades na próxima semana

A equipe médica do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...

Câmara Municipal de Teresina aprova reforma administrativa encaminhada pelo prefeito eleito Sílvio Mendes

A proposta também cria as secretarias de Segurança Pública e de Articulação Institucional. A Câmara Municipal de Teresina aprovou na...
spot_img

Posts Recomendados