Vaticano adota coleta seletiva de lixo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A venda de plástico descartável já foi proibida.

Animado pelo impulso da Encíclica ‘Laudato si’ do Papa Francisco, o Vaticano avança em direção a altos percentuais de coleta seletiva de lixo.

A venda de plástico descartável já foi proibida e quando terminar o estoque, até o final do ano, estará livre do plástico. Além disso, o Vaticano alcançou um alto grau de reciclagem: 55% dos resíduos são de fato diferenciados, com o objetivo de atingir 70-75% em três anos.

Ilha ecológica

“O mundo dos resíduos é dividido em duas grandes categorias: a de lixo urbano e a de lixo especial, perigoso ou não perigoso. Em 2016, foi criada uma ilha ecológica para onde são destinados todos os resíduos especiais. Em 2018, a ilha foi reestruturada e reforçada, e agora conseguimos administrar cerca de 85 códigos Cer, que são os códigos de resíduos da União Europeia. Nestes primeiros seis meses conseguimos reduzir a proporção do não reciclável para 2%, portanto, uma taxa de seletivo de 98%”, declarou o responsável pelo Serviço de Jardinagem e Limpeza Urbana do Vaticano, Rafael Ignacio Tornini.

Mais difícil é a situação do não reciclável na Praça São Pedro, de competência vaticana, cheia de milhares de turistas todos os dias. “Ali, o não reciclável incide um pouco sobre todo o resto. Mas, debaixo das colunatas, colocamos recipientes específicos para o plástico e devo dizer que funciona, pois coletamos cerca de dez quilos por dia”, ressaltou.

“Fazemos adubo com a coleta do orgânico e com a poda das plantas (400 toneladas de material). Assim, trabalhamos para colocar no mercado a menor quantidade de resíduo possível. O que descartamos, tentamos reutilizá-lo no jardim, no Vaticano ou em Castel Gandolfo, como fertilizante de boa qualidade”, sublinhou Tornini.

Encíclica verde 

Tornini admite que foi necessário muito trabalho para mudar a “mentalidade”. Segundo ele, “foram dados cursos para os funcionários que gerenciam os resíduos especiais”. Rafael Tornini afirmou que  “o segredo foi acolher no coração as diretrizes do Santo Padre na ‘Laudato si’. A Casa comum deve ser salvaguardada e nós devemos ser os primeiros a fazer isso”.

Com informações da EBC

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Desfile cívico celebra a independência do Brasil nas comunidades Artur Passos e Barra do Lance, em Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Jerumenha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na...

Joel Rodrigues diz que meta do progressistas para 2026 é a reeleição do senador Ciro Nogueira

O dirigente partidário também afirmou que Ciro também tem o desejo de compor chapa presidencial. O presidente estadual do Progressistas,...

Adriana Sá divulga Plano de Governo para Landri Sales; confira as propostas

A candidata à prefeitura de Landri Sales pelo PT, Adriana Sá, apresentou oficialmente seu Plano de Governo para o...

Bertolínia | Pedida a impugnação do registro de candidatura a prefeito de alvo do GAECO no Piauí

Eleições 2024. O candidato a prefeito em Bertolínia Rodrigo Martins (PSD) ingressou com pedido de impugnação da candidatura do seu...
spot_img

Instituto Coca-Cola Brasil oferece mil vagas em cursos de qualificação online gratuitos no Piauí

Até o momento, mais de 1.600 jovens já se formaram pelo Coletivo no Piauí. Estão abertas 1 mil vagas no...

Roberto Carlos adia show por problema de saúde

O cantor está com um resfriado e seguiu recomendações médicas para uma rápida recuperação Está tudo bem! Nesta sexta-feira, dia...
spot_img

Posts Recomendados