James Rodrigues, Carlos Eduardo, Edvaldo Araújo e outros parlamentares usaram a tribuna para denunciar a situação precária em que se encontra a frota de ônibus que presta serviços à prefeitura.
POR LEÔNIDAS AMORIM – COLUNISTA DO PORTAL CIDADE LUZ
A situação dos ônibus escolares que prestam serviço à rede municipal de educação em Floriano vai de mal a pior. O caso foi o principal tema da sessão do poder legislativo da sessão do dia 26 de junho.

Os parlamentares James Rodrigues, Carlos Eduardo, Edvaldo Araújo, Manfrine Pereira e professor Miguel Vieira denunciaram diversas irregularidades que persistem já há algum tempo.
O Portal Cidade Luz já havia informado, em publicação, a estranheza na demora da milionária licitação do transporte escolar de Floriano, que, apesar do valor elevado, dificilmente atenderá ao primeiro semestre letivo, mesmo com o custo tão alto.
“Recebi denúncia de uma mãe de que os filhos já perderam até prova pela falta do transporte escolar. Faz mais de uma semana que eles não vão à escola, disse Carlos Eduardo. O vereador criticou o problema recorrente: “todo ano é a mesma coisa”. O parlamentar, professor Miguel Vieira, também lamentou a permanência da irregularidade nesse serviço, que é essencial à educação, e propôs aos colegas buscarem o diálogo e uma solução definitiva para o impasse.
O vereador Edvaldo Araújo também citou diversas localidades que enfrentam o mesmo problema. “Precisamos que a Câmara se levante e busque uma solução urgente para esse problema”, disse. Já Danilo Martins, em sua contribuição, cobrou da gestão uma resposta concreta sobre o transporte escolar: “Tem uma licitação que ninguém sabe como anda.
Outro que também levantou a sua voz foi o vereador Manfrine Pereira, que fez um discurso inflamado sobre o tema. A exemplo dos colegas, também criticou a demora na licitação anunciada pela Secretaria Municipal de Educação. “Entra gestão e sai gestão e Floriano não resolve esse problema. Precisamos nos juntar. Queria conclamar todos os vereadores para acompanharmos de perto essa licitação, unir forças para que a gente possa avançar, sair do básico e trazer mais dignidade aos estudantes de Floriano,” falou.
James Rodrigues arrematou a abordagem sobre a irregularidade do transporte escolar, dizendo que é preciso pôr fim a essa situação. “Não podemos colocar a responsabilidade no processo. Precisamos buscar uma solução para esse problema, melhorar a logística. Essa casa precisa assumir seu papel e legislar sobre a política pública do transporte escolar, resolver não só o problema agora, mas deixar o legado para o futuro,” concluiu.
O Portal Cidade Luz, através do colunista Leônidas Amorim, teve acesso a diversos depoimentos de mães que circulam na cidade por outros meios de comunicação, sobre o descaso da gestão do prefeito Antônio Reis, que deve uma resposta urgente à população de Floriano.
Casos de ônibus atrasados, quebrados, motoristas que precisam ser treinados para emergências, entre outros problemas, estão causando atrasos nos estudantes. Mães relatam que muitos estudantes, que já perderam provas e ficam dias sem ir às aulas, são frequentemente observados nessa situação.
A palavra agora está com o professor e prefeito Antônio Reis, que deve tomar providências urgentes e dar explicações à população florianense, ou assumirá o ônus da omissão e negligência.
A coluna vai acompanhar de perto o resultado da milionária licitação do transporte escolar e ver de perto se a empresa vencedora irá colocar novos ônibus para atender aos estudantes.
Com informações parciais da Câmara Municipal de Floriano







