Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Vereadores de Guadalupe aprovam por unanimidade, em segundo turno, reeleição para presidente e membros da mesa diretora

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O projeto precisava de duas votações, com intervalo de 10 dias, para concretizar a mudança na Lei Orgânica Municipal.

A Câmara Municipal de Guadalupe realizou, na noite desta segunda-feira, 7 de abril, mais uma sessão ordinária. A reunião foi marcada pela discussão e votação, em segundo turno, do Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 11/2025, que propõe a permissão de uma única reeleição para o cargo de presidente e demais membros da mesa diretora da Casa Legislativa.

A proposta foi apresentada pelos vereadores Lorena Rocha Antunes (PSD), Naum Passos (PSD) e Vanuza Monteiro (MDB), e recebeu, no primeiro turno, 7 votos. Na ocasião, os vereadores Tharlis Santos e João Martins não puderam participar. O presidente da Câmara, Adão Moura, colocou novamente o projeto em discussão e segunda votação, com a presença dos 9 parlamentares.

Após a leitura realizada pela 1ª secretária, Lorena Rocha Antunes, o projeto foi aprovado por unanimidade pelos nove vereadores da Casa.

Votaram sim: Vanuza Monteiro, Dr. Amadeu Júnior, Naum Passos, Domingos Martins, João Martins, Dr. Dilson Gomes, Lorena Rocha Antunes, Tharlis Santos e Adão Moura.

Na mesma sessão, também foi aprovado o projeto da vereadora Lorena Rocha Antunes, que concede o nome da professora Jozélia Figueiredo, in memoriam, ao Centro de Referência para a Educação Infantil.

Abastecimento de água é tema da sessão

Um assunto que dominou todas as falas dos vereadores foi a preocupação com a situação do abastecimento de água na cidade. O que antes era considerado um dos melhores serviços, agora corre o risco de se deteriorar. Com a venda da Agespisa, antiga permissionária do serviço, surgem grandes dúvidas quanto a possíveis aumentos nas tarifas de água e esgotamento sanitário.

Segundo relatos dos parlamentares, muitos moradores estão pagando por tratamento de esgoto valores quase equivalentes ao consumo de água. Em diversos casos, há pessoas que pagam pelo serviço de esgotamento sanitário mesmo sem tê-lo efetivamente em suas residências.

Os vereadores foram unânimes ao afirmar que buscarão o Executivo Municipal, para que este se mantenha atento e utilize os instrumentos legais necessários para garantir que a empresa que assumirá o lugar da Agespisa cumpra com suas obrigações.

Palavra do presidente

Adão Moura encerrou a sessão afirmando que a Câmara de Vereadores não ficará omissa na defesa da população, que já paga um alto preço pelo consumo de água e por um esgotamento sanitário ineficiente.
“Se a nova empresa que irá assumir este serviço no município não fizer um trabalho de qualidade, não tenham dúvidas de que a Câmara Municipal, juntamente com o Executivo, irá tomar as medidas cabíveis”, destacou o presidente.

Em conversa com a equipe do Portal Cidade Luz após a sessão, Adão Moura afirmou que a atual legislatura faz história ao aprovar, pela primeira vez, a reeleição tanto para presidente quanto para os demais membros da mesa diretora. “Isso dá a possibilidade para qualquer vereador ou vereadora que seja presidente, ou que deseje chegar ao cargo, de fazer uma gestão com zelo e democracia e, com isso, novamente colocar seu nome para apreciação dos membros do Legislativo”, afirmou.

Confira o projeto

Matérias do Expediente

Matérias do Expediente

MatériaEmentaResultado da Votação
1 – Indicação nº 34 de 2025
Autor: Lorena Antunes
Indico ao senhor Prefeito Municipal, após ouvido o Plenário na forma regimental, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a construção de um espaço coberto (uma espécie de capela), no cemitério local de Guadalupe.Aprovado
2 – Indicação nº 35 de 2025
Autor: Lorena Antunes
Indico ao senhor Prefeito Municipal, após ouvido o Plenário na forma regimental, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a implantação de calçamentos na parte Sul das ruas: Elisio Mousinho, Afonso Alves Cardoso, Félix Pereira de Sá, Marcolina Cardos Alencar e Marcolina Borges da Silva transversais à Rua Mariana de Castro, como também na rua lateral ao Hospital Municipal de Guadalupe.Aprovado
3 – Indicação nº 36 de 2025
Autor: Tharlis Santos
Indico ao senhor Prefeito Municipal, após ouvido o Plenário na forma regimental, a construção de Quadra poliesportiva no Bairro Coqueiro, como também a reativação do campo de futebol de areia, onde é realizado o jogo das cocotas, em frente ao Clube da Joaninha e a construção de um passeio com academia ao ar livre.Aprovado
4 – Indicação nº 37 de 2025
Autor: João Martins
Indico ao senhor Prefeito Municipal, após ouvido o Plenário na forma regimental, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a conclusão do canal pluvial da Quadra 01 à Quadra 02 do Bairro Vila Parnaíba.Aprovado
5 – Indicação nº 38 de 2025
Autor: João Martins
Altera a Lei nº 237, de 30 de julho de 1997, que “Institui o regime Jurídico Único e estatuto dos Servidores Públicos do Município de Guadalupe, Estado do Piauí, e dá outras providências”.Aprovado
6 – Indicação nº 39 de 2025
Autor: Domingos Martins
Indico ao senhor Prefeito Municipal, após ouvido o Plenário na forma regimental, a construção de uma passarela de caminhada na Avenida dos Irrigantes iniciando no começo do Loteamento Edvaldo Alencar até o entroncamento (trevo) com a Rua Raimundo Saraiva Cipriano.

PROJETOS E INDICATIVO APROVADOS

Matérias da Ordem do Dia

MatériaEmentaResultado da Votação
1 – Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 11 de 2025
Autores: Lorena Antunes, Naum Passos, Vanuza Monteiro
Altera dispositivos da Lei Orgânica Municipal, nos termos que especifica.Aprovado por Unanimidade

Obs.: em segundo turno
2 – Projeto de Lei Ordinária nº 4 de 2025
Autor: Lorena Antunes
Dispõe sobre a denominação do prédio público do Centro de Referência da Educação Infantil de: Professora Jozélia Figueiredo, e adota outras providências.Aprovado
3 – Projeto de Resolução nº 3 de 2025
Autores: Lorena Antunes, Naum Passos, Vanuza Monteiro
Altera e ajusta o Regimento Interno da Câmara Municipal de Guadalupe, Estado do Piauí.Aprovado por Unanimidade

Votações Nominais – Matérias da Ordem do Dia

MatériaVotos
Projeto de Resolução nº 3 de 2025Adão Moura – Sim Amadeu Júnior – Sim Domingos Martins – Sim Dr. Dílson – SimJoão Martins – Sim Lorena Antunes – Sim Naum Passos – Sim Tharlis Santos – Sim Vanuza Monteiro – Sim
Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 11 de 2025Adão Moura – Sim Amadeu Júnior – Sim Domingos Martins – Sim Dr. Dílson – Sim João Martins – Sim Lorena Antunes – Sim Naum Passos – Sim Tharlis Santos – Sim Vanuza Monteiro – Sim
Projeto de Lei Ordinária nº 4 de 2025Adão Moura – Sim Amadeu Júnior – Sim Domingos Martins – Sim Dr. Dílson – Sim João Martins – Sim Lorena Antunes – Sim Naum Passos – Sim Tharlis Santos – Sim Vanuza Monteiro – Não

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Homem é preso por manter ex-companheira em cárcere privado em Picos

A prisão foi realizada por equipes do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI). Um homem foi preso suspeito de...

Últimos dias de abril deverão ser chuvosos no Piauí, alerta Defesa Civil

A combinação da Zona de Convergência Intertropical e um sistema frontal deve aumentar as chuvas no norte, litoral e...

Sargento Mota será julgado por roubo de Malbec e tiro em câmera de segurança

O sargento Avelar Reis Mota, conhecido como sargento Mota, será julgado no próximo dia 20 de maio por invadir...

Anvisa aprova medicamento inédito para Alzheimer

O donanemabe é indicado para casos sintomáticos iniciais da doença, que é a principal forma de demência. A Agência Nacional...
spot_img

Vaticano divulga primeiras imagens do Papa Francisco em caixão simples

O momento marca oficialmente o início do período de Sé Vacante e antecede o translado do corpo para a...

Com apoio de Rafael Fonteles, deputado Marcus Vinícius levou calçamento e asfalto para mais de 120 ruas de Floriano

“É uma grande satisfação poder contribuir para a evolução da infraestrutura de Floriano. O calçamento das ruas traz mais...
spot_img

Posts Recomendados