Vigilância Sanitária realiza fiscalização nas praias de Luís Correia e aplica multas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A circulação de pessoas e abertura de bares e restaurantes nas praias do litoral ficaram proibidas, por meio de decretos estadual e municipal.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) enviou, neste fim de semana, uma equipe da Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) ao município de Luís Correia para reforçar a fiscalização nas praias piauienses. Durante a pandemia do novo coronavírus, a circulação de pessoas em todas as praias do litoral ficou proibida, por meio de decretos estadual e municipal, bem como a abertura de bares e restaurantes nos locais. A medida visa conter a disseminação da Covid-19 no Piauí.

Para realizar a fiscalização, a Divisa contou com o apoio da Visa Municipal de Luís Correia, do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Parnaíba (Cerest Regional) e da Polícia Militar.

Neste mês de julho, as fiscalizações têm sido intensificadas devido ao aumento no número de turistas em deslocamento ao litoral piauiense. “As fiscalizações já são ações diárias da Visa Municipal de Luís Correia, mas com a grande demanda de pessoas que insistem em desobedecer aos decretos estaduais, a Divisa veio para reforçar esses trabalhos”, ressaltou o fiscal sanitário Orlando Negreiros.

Durante as inspeções realizadas nessa sexta-feira (17) em toda a orla da praia de Atalaia até a praia do Coqueiro, a Vigilância Sanitária aplicou duas multas por descumprimentos das medidas preventivas. “As duas multas foram aplicadas porque havia a circulação de veículos nas praias e pessoas tomando banho no mar”, destacou o fiscal.

A receita proveniente de multas decorrentes de infrações sanitárias, de taxas e de pagamento de preços públicos relativos aos serviços de Vigilância Sanitária estadual será depositada diretamente na conta específica do Fundo Estadual ou Municipal de Saúde, sendo utilizada exclusivamente nas ações de vigilância sanitária, segundo artigo 128 da lei 6174/2012 (Código de Saúde).

O foco principal das medidas sanitárias é garantir a saúde da população, por isso, a Divisa iniciou as ações com abordagens educativas, mas, enquanto órgão fiscalizador da aplicação de medidas sanitárias no Piauí e para garantir que as medidas de proteção e promoção à saúde sejam de fato obedecidas, a Vigilância Sanitária está atuando, quando necessário, com multas e notificações para o estabelecimento ou cidadão que descumprir as medidas preventivas à Covid-19.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí tem a menor taxa de casamentos do Brasil, diz IBGE

Estado registrou queda de mais de 11% em relação a 2023; maioria das uniões é entre pessoas de sexos...

Comissão do Senado aprova PEC do fim da escala 6×1

Proposta prevê repouso semanal de dois dias para trabalhadores e a redução gradual para a jornada de 36 horas...

Com apoio do vereador Felipe Vieira, Câmara recebe estudo acadêmico sobre bairros de Floriano

A sessão desta segunda-feira (08) da Câmara Municipal de Floriano contou com a participação da estudante de Direito Maria...

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...
spot_img

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...
spot_img

Posts Recomendados