Violência contra mulheres e vulneráveis aumenta em 41,9% das cidades brasileiras

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Alta aconteceu durante pandemia de Covid-19, indica levantamento da Confederação Nacional de Municípios.

Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que a violência contra mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência aumentou em 41,9% das cidades brasileiras durante a pandemia do novo coronavírus. A pesquisa foi divulgada na última sexta-feira (13) e ouviu 2.383 prefeitos entre 9 e 12 de agosto.

Foto: Divulgação

De acordo com os dados, em 20,3% dos municípios brasileiros, foi registrado aumento nas agressões físicas e verbais contra as mulheres. A violência contra idosos aumentou em outras 7,3% das cidades do país, enquanto os maus-tratos a pessoas com deficiência cresceu em 3% das regiões analisadas. Já a violência contra crianças e adolescentes apresentou uma alta em 11,3%.

A professora e pesquisadora do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Corina Helena Figueira Mendes, ressalta que o país precisa avançar, como um todo, nas políticas públicas contra a violência às minorias e vulneráveis. Ela destacou ainda que esses grupos sofrem há anos, sendo até necessário a criação de medidas legais no combate à discriminação.

A Lei Maria Da Penha, cujo objetivo principal é estipular punição adequada e coibir atos de agressão contra a mulher, completou no último sábado (7), 15 anos de sua concepção.

“A problematização desses números apresentados pela pesquisa é boa porque ajuda na conscientização da população brasileira. Acho que os dados mostram que precisamos avançar nos questionamentos das políticas públicas e analisar as minorias e vulneráveis”, disse.

A pesquisa da CNM mostra que 50% dos municípios brasileiros não registraram aumento nos índices de maus-tratos de mulheres e pessoas vulneráveis. Os outros 6,8% dos municípios não responderam.

Lucas Janone, da CNN, no Rio de Janeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Número supera resultado de 2024, com 4,1 milhões de empresas criadas. O Brasil abriu 4,6 milhões de novos pequenos negócios...

Irmãs piauienses Raiza e Cris chegam à semifinal do The Voice Brasil 2025

As irmãs piauienses Raiza, 25 anos, e Cris, 23, conquistaram uma vaga na semifinal do The Voice Brasil 2025....

Guadalupe novamente se destaca no Piauí com nova certificação Ouro da Sala do Empreendedor

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Guadalupe alcançou mais um marco em sua trajetória...

Idosos podem ter Inclusão Digital como direito, diz proposta do senador Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o Projeto de Lei 4.792/2023, que propõe inserir a inclusão digital como um...
spot_img

Energia solar: justiça notifica SEFAZ e Equatorial para pararem de cobrar ICMS após denúncia de consumidores

Justiça derrubou também o ICMS cobrado pelo uso do sistema elétrico, alegando que quem o utiliza é mesmo consumidor...

Guadalupe registra mais de 100 gestantes atendidas em 2025 com a ampliação do Projeto Mamãe Bebê

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou...
spot_img

Posts Recomendados