Violência contra mulheres e vulneráveis aumenta em 41,9% das cidades brasileiras

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Alta aconteceu durante pandemia de Covid-19, indica levantamento da Confederação Nacional de Municípios.

Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que a violência contra mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência aumentou em 41,9% das cidades brasileiras durante a pandemia do novo coronavírus. A pesquisa foi divulgada na última sexta-feira (13) e ouviu 2.383 prefeitos entre 9 e 12 de agosto.

Foto: Divulgação

De acordo com os dados, em 20,3% dos municípios brasileiros, foi registrado aumento nas agressões físicas e verbais contra as mulheres. A violência contra idosos aumentou em outras 7,3% das cidades do país, enquanto os maus-tratos a pessoas com deficiência cresceu em 3% das regiões analisadas. Já a violência contra crianças e adolescentes apresentou uma alta em 11,3%.

A professora e pesquisadora do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Corina Helena Figueira Mendes, ressalta que o país precisa avançar, como um todo, nas políticas públicas contra a violência às minorias e vulneráveis. Ela destacou ainda que esses grupos sofrem há anos, sendo até necessário a criação de medidas legais no combate à discriminação.

A Lei Maria Da Penha, cujo objetivo principal é estipular punição adequada e coibir atos de agressão contra a mulher, completou no último sábado (7), 15 anos de sua concepção.

“A problematização desses números apresentados pela pesquisa é boa porque ajuda na conscientização da população brasileira. Acho que os dados mostram que precisamos avançar nos questionamentos das políticas públicas e analisar as minorias e vulneráveis”, disse.

A pesquisa da CNM mostra que 50% dos municípios brasileiros não registraram aumento nos índices de maus-tratos de mulheres e pessoas vulneráveis. Os outros 6,8% dos municípios não responderam.

Lucas Janone, da CNN, no Rio de Janeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Brasil recebe certificação da OMS pela eliminação da transmissão do HIV de mãe para filho

Os dados oficiais mostram uma queda de 13% no número de óbitos por AIDS entre 2023 e 2024, o...

Sine divulga vagas de emprego em Teresina, Floriano, Picos e Parnaíba; confira as oportunidades

Cadastro no Sine é obrigatório para concorrer; atendimento vai das 8h às 13h, com opções online e presenciais. O Sistema...

Fórum Comunitário do Selo UNICEF fortalece ações em defesa de crianças e adolescentes em Bertolínia

O município de Bertolínia realizou, na quinta-feira, 11 de dezembro, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, iniciativa que...

Empréstimo de R$ 3,2 bilhões é sancionado no Piauí para reestruturação de dívidas

A lei já está em vigor desde sua publicação no Diário Oficial do Estado Por Leônidas Amorim - Colunista do...
spot_img

DENÚNCIA: Lobista de sentenças fez repasses à faculdade da família do governador Rafael Fonteles e a novo desembargador

Instituição de ensino gerida pela mãe do governador diz que valores recebidos dizem respeito a patrocínio de evento; procurados,...

Gestão Lula caminha para terminar mandato com dívida maior que a prevista

O arcabouço fiscal, não conteve o avanço das despesas obrigatórias. O presidente Lula (PT) caminha para encerrar o mandato com...
spot_img

Posts Recomendados