Putin diz que Rússia registrou a 1ª vacina contra o coronavírus

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ministro da Saúde russo disse que teste imunológico mostrou eficácia e segurança. Putin diz que sua filha já tomou dose.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira que o país registrou a primeira vacina do mundo contra o novo coronavírus. O ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, disse que o teste imunológico mostrou eficácia e segurança.

Vladimir Putin

O anúncio surge depois de um aviso da Organização Mundial de Saúde (OMS), feito na semana passada, pedindo respeito às diretrizes estabelecidas para que uma vacina fosse criada com segurança. O temor da OMS, de cientistas e autoridades internacionais é de que, na corrida política pelo pioneirismo da criação do imunizante, etapas que garantam eficácia e segurança sejam negligenciadas.

— Esta manhã, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra o novo coronavírus foi registrada”, disse Putin durante uma videoconferência com integrantes do governo exibida pela televisão. “Sei que é bastante eficaz, que proporciona imunidade duradoura — acrescentou.

O presidente ainda informou que uma de suas filhas foi vacinada contra a Covid-19.

— Uma das minhas filhas tomou esta vacina. Acho que ela participou nos experimentos — disse Putin, segundo a agência Interfax, antes de acrescentar que ela teve um pouco de febre e “nada mais”.

A vacina será distribuída em 1 de janeiro de 2021, de acordo com o registro nacional de medicamentos do ministério da Saúde, consultado pelas agências de notícias russas.

Nas semanas prévias ao anúncio, cientistas estrangeiros expressaram preocupação com a rapidez da criação de uma vacina deste tipo, enquanto a OMS pediu que a Rússia seguisse “todos os estágios” necessários para desenvolver uma vacina segura. O temor das autoridades internacionais é de que a Rússia, com objetivos políticos de ser a pioneira na criação de uma vacina, não siga todas as fases de segurança que envolvem a criaçao do imunizante. Com o anúncio, feito apesar do aviso da OMS, Putin praticamente reivindica a vitória na corrida global por uma vacina contra a Covid-19.

As informações são do OGlobo.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Estudantes da rede estadual recebem medalhas da Olimpíada Nacional de Ciências em Teresina

Na edição deste ano, os estudantes da rede estadual de ensino conquistaram 168 medalhas, sendo 67 de ouro, 60...

Renovação de matrículas para o ano letivo de 2025 das escolas estaduais do Piauí iniciam na segunda (25)

A informação foi divulgada pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário da Educação, Washington Bandeira, nesta sexta-feira (22). A renovação...

Júnior Nato destaca parcerias no Pactos pelo Piauí e participa de confraternização do PT em Teresina

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato (PT), reeleito para o quadriênio 2025-2028, participou...

TSE Unificado: divulgados horários das provas em 8 de dezembro

Concurso será realizado nas 27 capitais brasileiras Os candidatos do Concurso Unificado da Justiça Eleitoral já podem verificar, por meio...
spot_img

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado

Brasil deve ter quase 8 mil casos anuais da doença até 2025 O Brasil poderá completar o triênio de 2023...

Ação de saúde realizada pela Prefeitura de Guadalupe e SENAR atende 685 pessoas com serviços especializados

Saúde do Homem e da Mulher Rural. A Prefeitura de Guadalupe, em parceria com o SENAR Piauí, realizou na última...
spot_img

Posts Recomendados