Em nota, o candidato se manifestou e pediu suas sinceras desculpas a Kátia D’Angeles, reconhecendo o seu erro.
Uma frase considerada racista, dirigida pelo ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, à jornalista Kátia D’Angeles, durante entrevista na TV Meio Norte, repercutiu muito nas redes sociais, no meio político e entre os representantes dos movimentos sociais.
Durante a entrevista, Kátia D’Angeles questionou Silvio Mendes, candidato do União Brasil (UBSílvio Mendes) a governador do Piauí, sobre o que seu plano de governo prevê para as mulheres e minorias no estado.

O candidato, então, respondeu: “Kátia, eu imagino, eu que te conheço desde o Diário do Povo, eu imagino quantas discriminações você já sofreu. Você que é quase negra, na pele, mas você é uma pessoa inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou. Então, em nome dessas mulheres que é a maioria da população, seja do mundo, do Brasil ou do Piauí, precisa ser vista, ser olhada, mas efetivamente”.
A frase “Você que é quase negra, na pele, mas você é uma pessoa inteligente”, foi a que provocou grande rebuliço, protestos e repúdio de usuários das redes sociais.
Silvio Mendes é candidato ao governo do Piauí apoiado por Ciro Nogueira (PP-PI), ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro.

Desculpas
Por causa da grande repercussão do caso, a assessoria de Silvio Mendes emitiu nota na qual diz que o candidato tem profunda admiração, respeito e carinho à jornalista Katya Dangeles, quem considera uma amiga desde os tempos que ela trabalhava no jornal Diário do Povo cobrindo matérias políticas quando ele era prefeito de Teresina.
“Após a entrevista, Silvio entrou em contato com Katya e pediu suas sinceras desculpas, reconhecendo o erro”, conclui a nota.
A jornalista Kátia D’Ângeles, não se pronunciou sobre o episódio.
Do PiauíHoje