Volta às aulas: quais cuidados as crianças devem tomar?

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A volta às aulas marca não só o final das férias, como também um momento muito importante para as crianças em vida escolar: o retorno presencial à sala de aula após um ano e meio estudando remotamente. Isso porque o estudo online teve início em março de 2020, se tornando uma das medidas de isolamento social necessárias para combater a pandemia da Covid-19.

Hoje, tantos meses depois, com o progresso da vacinação adulta, as escolas reabrirão depois das férias de agosto, prontas para receber os alunos, mas com hábitos bem diferentes daqueles antigos. Assim, como fica o risco de contágio dentro do ambiente de educação já que as escolas irão operar com capacidade total? 

É nesse ponto que surgem as incessantes preocupações de pais e responsáveis. Com menos consciência sobre distanciamento e higiene, crianças estariam mais suscetíveis ao vírus durante esse contato nas aulas? Como fica o compartilhamento de itens pessoais e brinquedos, a hora do lanche e as atividades em grupo? 

CONTATO Crianças terão que usar máscaras e seguir protocolos para evitar a propagação da doença (Crédito: Divulgação)

Vale lembrar que o uso de máscara, álcool em gel e a limpeza regular das mãos com água e sabão ainda são protocolos obrigatórios no combate contra o vírus e grande aliados nessa proteção. Para entender melhor ainda sobre outros cuidados, conversamos com Leila Tamiso, médica otorrinolaringologista do Hospital Paulista de Otorrinolaringologia. Confira!

Alto Astral: Quais são as principais orientações que os pais devem dar para as crianças?

Leila Tamiso: Para além do uso do álcool, os pais devem lembrar da troca de máscaras no tempo correto e reforçar que nenhum material pode ser compartilhado com o colega. Cada aluno deverá ter seus itens pessoais, evitando o contato indireto com os demais. É preciso lembrar ainda que a proteção só deve ser retirada do rosto em lugares arejados e somente na hora do lanche ou troca. 

AA: Em caso de irmão em idade escolar, se um contrair o vírus, quais cuidados devem ser tomados em casa?

LT: Os irmãos não podem compartilhar itens de uso pessoal, como copos, talheres, toalhas, roupas, materiais escolares e, principalmente, máscaras. Se possível, recomenda-se também não ficarem muito próximos dentro de casa.

AA: Caso a criança apresente sintomas característicos da Covid-19, como proceder?

LT: O ideal é que seja feito o teste para confirmar ou eliminar o diagnóstico de Covid-19, especialmente pelos sintomas serem bastante parecidos com o de gripe e resfriado. Com o resultado negativo, a criança gripada ainda deve permanecer em casa, tanto para repousar, quanto para evitar o contágio. Nesse caso, alguns medicamentos podem ser administrados para combater a indisposição, então consulte o pediatra.

AA: Existem outras doenças com as quais devemos nos preocupar nesse cenário de volta às aulas?

LT: Sim, várias! A maioria tem a transmissão pelas mãos ou via oral. Entre as mais frequentes estão estomatite, infecção de garganta, caxumba, catapora, gripe, resfriado e diarreia. Para evitar algumas delas, é imprescindível a imunização através da vacina. Além disso, medidas básicas de higiene são capazes de prevenir muitas enfermidades.

AA: Quanto aos educadores, quais cuidados eles precisam tomar?

LT: Para ampliar a proteção, os professores podem investir no uso do face shield em cima da máscara tradicional e cumprir o distanciamento seguro entre as pessoas. Falando em materiais, o ideal é não manipular nem levar para casa objetos dos alunos e redobrar a atenção quanto ao compartilhamento de itens entre as crianças. Além disso, o uso de álcool em gel deve ser frequente e garantir uma boa ventilação na sala de aula com portas e janelas abertas também é necessário.

Fonte: Leila Tamiso, médica otorrinolaringologista do Hospital Paulista de Otorrinolaringologia. 

Thaís Lopes Aidar/altoastral

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito Júnior Nato e presidente José Osmar destacam conquista histórica da sede própria da Câmara Municipal de Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A inauguração da sede própria da Câmara Municipal de Jerumenha, realizada nesta quarta-feira,...

Georgiano Neto é agraciado com o Título de Cidadão Jerumenhense em reconhecimento ao seu trabalho pelo município

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA O deputado estadual Georgiano Neto foi homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Mesmo condenada por decisão do STF, Câmara dos Deputados rejeita cassação do mandato de Carla Zambelli 

Plenário da Câmara manteve a parlamentar no cargo apesar de sentença da Suprema Corte. Condenada a dez anos de...

Câmara Municipal de Jerumenha é inaugurada em solenidade prestigiada por autoridades

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugurou, na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro,...
spot_img

Piauí vai receber R$ 2 bilhões para obras na saúde, educação e saneamento

Recursos serão destinados por meio do Novo PAC Seleções e do Fundo de Investimento e Infraestrutura Social (FIIS). O Piauí...

Governo descumpre ação movida pelo PP e TJ-PI determina suspenção da cobrança de ICMS sobre energia solar

Decisão do desembargador Sebastião Ribeiro Martins beneficia consumidores piauienses O Tribunal de Justiça do Piauí determinou, nesta terça-feira (9), a...
spot_img

Posts Recomendados