Ministro foi até unidade da Conab, em Canoas (RS), e acompanhou trabalhos na Cozinha Solidária da Azenha, em Porto Alegre (RS)
Governo Federal se mantém dedicado às ações de reconstrução do Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira (28.05), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, esteve na cidade de Canoas (RS) e na capital Porto Alegre (RS), acompanhando os trabalhos de distribuição de alimentos às pessoas atingidas pelas enchentes no estado.
Na parte da manhã, o ministro esteve na unidade de armazenamento de alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Canoas (RS). O espaço concentra e distribui os alimentos. “Ainda estamos em fase de receber doações para a população atingida e o objetivo, agora, é calibrar as doações, pois sabemos que, à medida que o tempo passa, elas tendem a diminuir. Então, devemos reforçar esse trabalho”, ressaltou o ministro Wellington Dias, na visita. “Estamos concentrando esforços para cuidar de quem mais precisa”, completou.
O titular do MDS ainda enfatizou as medidas de apoio do Governo Federal ao estado gaúcho. “Várias famílias já foram aprovadas e habilitadas para receber, ainda nesta semana, o valor de R$ 5 100 do Auxílio Reconstrução, lançado pelo presidente Lula, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. É um recomeço, que vai ajudar com as perdas das enchentes”, lembrou.
Depois, Wellington Dias seguiu para a capital gaúcha, onde foi às instalações da Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) Francisco Engel Rodrigues, um espaço de tratamento de resíduos. Também participaram da visita membros do Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável.
Além disso, o ministro acompanhou o trabalho na Cozinha Solidária da Azenha, que prepara refeições diárias com alimentos entregues nas cestas do MDS e com alimentos que chegam pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com doações que reforçam a qualidade nutricional das refeições.
A unidade, fundada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST), está com o trabalho voluntário dedicado a atender a população que sofreu com as enchentes. “As cozinhas solidárias desempenham um trabalho fundamental para garantir a segurança alimentar de quem está em vulnerabilidade. Neste momento tão delicado, é preciso, mais do que nunca, trabalhar de forma integrada”, afirmou o ministro.
No fim da tarde, ainda em Porto Alegre, Wellington Dias participou de atividade que marcou a instalação do Fórum da Participação Social do Rio Grande do Sul, ao lado do ministro Paulo Pimenta, titular da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.