Wellington Dias assina acordo de cooperação com Atricon para prevenção e combate a fraudes em programas sociais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A partir do compartilhamento de informações e dados de fiscalização, estratégia busca aperfeiçoamento das políticas sociais

Atender a população que mais precisa é a missão do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Nesta terça-feira (20.02), o ministro Wellington Dias avançou mais um importante passo nessa direção, com a assinatura do acordo de cooperação junto à Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).

A parceria prevê o desenvolvimento de ações de colaboração mútua em iniciativas de prevenção e combate a fraudes em programas sociais, com olhar especial ao Cadastro Único. A partir do compartilhamento de informações e dados de fiscalização, a estratégia resultará no aperfeiçoamento das políticas sociais.

“O nosso compromisso, ao celebrar esse acordo, é a eficiência, é retirar as pessoas da situação de fome, pobreza e vulnerabilidade. Ao absorver a experiência dos tribunais de conta do Brasil, estamos caminhando para garantir que as políticas sociais cheguem a esse público”, afirmou o ministro Wellington Dias.

O acordo foi assinado em Brasília, em reunião com o conselheiro e presidente da Atricon, Cezar Miola, que destacou: “Procuramos ser agentes da melhoria da gestão e da governança, para que as entregas à população sejam as mais adequadas. Ao usar a capilaridade dos tribunais de conta brasileiros, queremos ser um instrumento na melhoria da vida das pessoas”.

A Atricon atua para garantir a representação, melhoria e integração dos Tribunais de Contas e de seus membros (ministros, conselheiros, ministros substitutos e conselheiros substitutos), a fim de aprimorar a eficácia do Sistema de Controle Externo do Brasil em benefício da sociedade.

Reconstrução

A reconstrução do Cadastro Único, que é a porta de entrada para mais de 30 programas sociais do Governo Federal, começou com um grande processo de articulação no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Ainda no início da gestão, em 2023, o MDS assinou um acordo judicial com a Defensoria Pública da União (DPU) e a Advocacia Geral da União (AGU) para a reestruturação e o fortalecimento do Cadastro Único.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Georgiano Neto receberá título de Cidadão Jerumenhense durante sessão solene nesta quarta-feira

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O deputado estadual Georgiano Neto será homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Alexandre de Moraes é eleito ‘herói’ em lista das 25 pessoas mais influentes do mundo

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times,...
spot_img

Posts Recomendados