Wellington Dias trata sobre novo financiamento com Banco Mundial

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governador do Piauí se reuniu com o coordenador de Infraestrutura do Banco Mundial no Brasil, Paul Procee, para tratar sobre um novo contrato de financiamento.

Nesta quarta-feira, 12 de junho, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), se reuniu em Brasília com o coordenador de Infraestrutura do Banco Mundial no Brasil, Paul Procee.

Na ocasião, foi tratado sobre um novo contrato de financiamento que, segundo Wellington, poderá acelerar o Programa Emergencial Financeiro.

Proposto pelo governador, o programa se baseia em regras para utilização das novas receitas relacionadas ao gás e ao petróleo, seja pela cessão onerosa ou pela provável distribuição dos royalties do pré-sal, após o julgamento final de recurso contra liminar da ministra Cármen Lúcia pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O gestor aguarda a aprovação do programa no Congresso Nacional nos próximos dias. “O banco está animado com a proposta do Piauí. Temos todos os dados necessários por parte do Governo do Estado, um dos quatro projetos mais avançados e, após a aprovação, que deve sair até o final da próxima semana, vamos estar autorizados a celebrar o contrato com o Banco Mundial, com aval da União”, pontuou.

No encontro, o Banco Mundial também se colocou à disposição para assessorar o Piauí quanto ao equilíbrio fiscal e previdenciário, além de querer realizar um estudo sobre a evolução do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado.

“Nosso estado é um destaque no Brasil e no mundo pela forma acelerada de desenvolvimento humano. Por volta de 2003, saímos de um IDH muito baixo para alcançar hoje um IDH mediano, com expectativa de pular para o alto desenvolvimento em 2022. É uma experiência encontrada em poucas regiões e devemos documentá-la”, disse Wellington.

Também foi pauta da reunião um novo Projeto de Lei, que será enviado para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), que visa colocar na ordem do dia uma forma segura e adequada para que a regularização fundiária no Piauí seja acelerada.

Com informações do Viagora

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rodrigo Martins prestigia Festa dos Vaqueiros no bairro Bacuri, tradição mantida pela Prefeitura de Bertolínia

O prefeito de Bertolínia, Rodrigo Martins, participou neste domingo, 14 de dezembro, da tradicional Festa dos Vaqueiros do bairro...

Trabalhadores da limpeza suspendem serviços em Teresina por atraso em pagamentos

A partir desta segunda (15), os serviços serão paralisados em duas zonas da capital. Os profissionais responsáveis pela limpeza urbana...

Manifestantes fazem atos contra PL da Dosimetria em todo país

Projeto reduz o tempo de prisão para crimes como golpe de Estado ao acelerar a progressão de pena, permitindo...

Defesa diz que exame confirmou duas hérnias em Jair Bolsonaro e pede cirurgia

Procedimento cirúrgico ainda precisa ser aprovado pelo Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro cumpre pena nas dependências da Polícia Federal desde...
spot_img

Piauí avança na inclusão e supera 5 mil Carteiras do Autista emitidas em 2025

Maioria das emissões foi pelo Gov.pi Cidadão, resultado direto do avanço tecnológico, descentralização do serviço e de capacitações O Governo...

Ultradireitista José Antônio Kast é eleito presidente do Chile

Ultraconservador José Antonio Kast vence Jeannette Jara no segundo turno e promete endurecer políticas de segurança e imigração José Antonio...
spot_img

Posts Recomendados