Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

WhatsApp deixou de ser apenas um app de conversas em 2023; veja recursos liberados pelo aplicativo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Aplicativo era conhecido por conversas com duas pessoas ou, no máximo, em grupos de 256 participantes. Este ano, no entanto, a plataforma apostou em recursos que reúnem milhares de pessoas, como o Canais e o Comunidades.

O WhatsApp se tornou popular como um aplicativo de mensagens privadas, voltado para interações entre duas pessoas ou, no limite, entre 256 participantes em grupos. Isso mudou em 2023: o serviço lançou recursos que o aproximaram de uma plataforma de conversas públicas.

Em janeiro, o WhatsApp liberou o Comunidades, que centraliza grupos em um só espaço e permite disparar mensagens para até 5 mil pessoas. Depois, em setembro, foi a vez do Canais, com o qual é possível enviar avisos para um número ilimitado de usuários.

Divulgação

O app da Meta, que também é dona do Facebook e do Instagram, anunciou ainda a funcionalidade de editar mensagens, usar uma conta em até 4 celulares simultaneamente, silenciar ligações de desconhecidos, fixar mensagens e mais.

O Canais é um dos principais recursos anunciados pelo WhatsApp em 2023. Ele permite que pessoas e empresas enviem mensagens para um número ilimitado de usuários em uma espécie de grupo, algo semelhante ao que o Telegram já oferecia.

Os canais aparecem na nova aba “Atualizações”, que, antes, se chamava “Status”. Ali, além dos stories, é possível encontrar canais novos, mais ativos e os mais populares.

Como a ideia é que os canais sejam usadas para conversas públicas, esses espaços não contam com a criptografia de ponta a ponta que existe nas conversas individuais e em grupos de WhatsApp.

Veja abaixo como entrar em um canal do WhatsApp:

  1. Na tela inicial, toque em “Atualizações”;
  2. Ao lado de “Canais”, toque em “+”;
  3. Selecione “Encontrar canais”;
  4. Clique no ícone da lupa e digite o nome de um canal.

Comunidades

Logo no início do ano, o WhatsApp começou a liberar no Brasil as Comunidades, função que permite organizar vários grupos em estruturas maiores e enviar mensagens para até 5 mil pessoas.

O objetivo é reunir até 50 grupos sob um mesmo guarda-chuva, com limite para abrigar até 5 mil pessoas em uma comunidade.

Conversas com senha ou biometria

Em maio, o WhatsApp lançou um recurso que permite proteger conversas. A nova ferramenta permite ocultar um chat da tela inicial do WhatsApp, que é “transferido” para uma pasta segura, chamada “Conversas protegidas”.

As conversas nessa pasta só podem ser acessadas ao digitar a senha ou inserir a biometria (facial ou impressão digital) cadastradas no seu dispositivo.

Depois, o mensageiro anunciou que é possível esconder a pasta “Conversas protegidas” da tela inicial e só mostrá-la ao digitar um código secreto na busca. Veja como usar:

  1. Abra o WhatsApp e toque no nome de um contato ou grupo;
  2. Selecione a opção de bloqueio para proteger as conversas;
  3. Para revelar os chats ocultos, deslize a lista de conversas para baixo;
  4. Insira a senha ou a biometria.
WhatsApp ganha recurso para proteger conversas específicas — Foto: Divulgação/WhatsApp
WhatsApp ganha recurso para proteger conversas específicas — Foto: Divulgação/WhatsApp

Edição de mensagens

Outra função muito aguardada pelos usuários de WhatsApp era a de edição de mensagens — ela foi disponibilizada oficialmente em maio.

A opção de editar fica disponível até 15 minutos depois do envio da mensagem. Quando o recurso é usado, o aplicativo passa a mostrar a palavra “editada” ao lado da mensagem. Veja como fazer:

  1. Toque e segure sobre a mensagem que você enviou;
  2. Toque em “Editar” – no Android, é preciso clicar primeiro em ⁝ (ícone de três pontos no topo da tela);
  3. Escreva a sua nova mensagem e selecione o botão de “Enviar”.
Opção de editar mensagem no WhatsApp — Foto: Divulgação/WhatsApp

Conta em até 4 celulares

O WhatsApp liberou o uso de uma conta em até quatro celulares ao mesmo tempo. O recurso faz com que os aparelhos se conectem de forma independente à conta.

Mesmo com a mudança, as mensagens seguem protegidas com criptografia de ponta a ponta. E, por segurança, caso o aparelho principal fique inativo por muito tempo, os dispositivos secundários são desconectados automaticamente.

Outros recursos lançados em 2023:

Controle sobre quem pode entrar em grupos: administradores tem mais controle para liberar ou vetar a entrada de participantes em grupos.

Silenciar ligações de desconhecidos: usuários podem configurar o aplicativo para ele recusar automaticamente chamadas de números desconhecidos.

Fixar mensagens em chats: já presente no Telegram, o recurso permite destacar uma informação importante em grupos ou chats individuais.

Salvar mensagens temporárias para sempre: o recurso permite guardar trechos importantes de conversas quando a opção de mensagens temporárias estiver ativada e, assim, evitar que elas sejam apagadas depois de 24 horas, 7 dias ou 90 dias.

Mensagens de vídeo instantâneas: alternativa aos áudios, o recurso permite compartilhar vídeos curtos de até 60 segundos diretamente nas conversas.

Mensagens de vídeo do WhatsApp — Foto: Divulgação/WhatsApp
Mensagens de vídeo do WhatsApp — Foto: Divulgação/WhatsApp

 Mensagens de voz de reprodução única: como acontece com fotos que só podem ser visualizadas uma vez, o novo recurso limita a reprodução de áudios pelo destinatário.

Mudanças em chamadas: o WhatsApp liberou o compartilhamento de tela durante chamadas de vídeo e, no Windows, aumentou o limite de participantes nas ligações.

Imagens em HD: o aplicativo passou a permitir o envio de fotos em alta definição, e não apenas na “qualidade padrão”.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauiense está entre as vítimas fatais de acidente com elevador de carga em SP

Ele trabalhava como ajudante de pedreiro no canteiro de obras de um conjunto habitacional. João Henrique da Silva, de 20...

Presidente da Câmara de Guadalupe integra comitiva do prefeito Jesse James na 26ª Marcha a Brasília

O vereador integra a comitiva do prefeito Jesse James e da vice-prefeita Hélvia Almeida, que, ao lado da ex-prefeita...

Mais de 63 mil eleitores do Piauí terão título cancelado

Prazo para regularização terminou no dia 19; TSE ainda permite recurso até o fim de maio. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou...

Kassio Nunes Marques, do STF, rejeita pedido de liberdade da vereadora Tatiana Medeiros

No pedido, a defesa da vereadora solicitou a revogação da prisão preventiva, propondo que ela respondesse ao processo em...
spot_img

Guadalupe quer ampliar projetos para juventude após participação no Summit estadual

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O município de Guadalupe esteve representado no Summit – Pacto pela Juventude Piauiense,...

Hugo Motta avisa líderes que não adianta aprovar anistia ‘sem aval’ do STF

Parlamentares veem o presidente da Câmara querendo tirar o assunto do caminho. Anistia aos envolvidos na tentativa de golpe...
spot_img

Posts Recomendados