15 minutos de exercícios são o suficiente para melhorar o humor e ansiedade

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A pesquisa mostra que o cérebro dos seres humanos necessita da movimentação do corpo. O órgão é responsável por controlar o corpo e precisa estar ativo.

O número mágico é uma porção de tempo: 15 minutos e 9 segundos. De acordo com uma pesquisa que analisou 37 mil pessoas de 16 países, esse é o lapso temporal necessário de exercícios por dia para aliviar a ansiedade, depressão e melhorar o humor. A verdade é que o estudo mostra como mexer o corpo é importante para não só melhorar o físico, mas também beneficiar a saúde mental.

A pesquisa mostra que o cérebro dos seres humanos necessita da movimentação do corpo. O órgão é responsável por controlar o corpo e precisa estar ativo. Sendo assim, o sedentarismo é praticamente uma tortura para a máquina que o restante da fisiologia corporal. E não, isso não quer dizer que você precisa fazer apenas os 15 minutos. Mas é o mínimo para promover bem-estar.

Exercícios para estimular o cérebro

O estudo liderado por Brendon Stubbs, do King’s College London, instituição do Reino Unido, mostra como os exercícios atuam de modo semelhante a drogas contra a depressão e a ansiedade. A atividade física contribui de forma importa para os mecanimos neurobiológicos e psicossociais. Isso é o que aponta a State of Mind Index, pesquisa encomendada por uma empresa de itens esportivos do Japão.

A análise dos participantes do estudo foi feita com base em depoimentos e escaneamento facial. O estudo indica que todas as atividades físicas oferecem benefícios múltiplos para a saúde física e mental. A cognição e a inteligência emocional foram impactadas de forma importante e positiva.

O estudo mostrou que pouco mais de 15 minutos eram necessários quando era esperado pelo menos 30 minutos de exercícios. Mas verdade é que o potencial de movimentação e tão bom para o cérebre que o efeito neuroquímico é imedieto, impactando, inclusive, na memória, pois estimula o hipocampo e o córtex pré-frontal.

Efeito semelhante ao da maconha

De acordo com o estudo liderado por Stubbs, os exercícios físicos podem produzir um efeito analgésico, ansiolítico e antidepressivo comparável ao de usar maconha, que contém THC, por exemplo. Os exercícios liberaram hormônios como a dopamina e serotonina, que estão ligadas ao prazer e a regulação de mecanismos fisiológicos, como o sono, a fome e a ansiedade.

O aspeco físico também é levado em conta. O sistema imunológico, as defesas do corpo que protegem as pessoas de viroses, por exemplo, também é fortalecido. O potencial inflamatório do corpo também é reduzido com a prática diária de 15 minutos e 9 segundos de caminhada, por exemplo.

Pessoas mais velhas são mais ativas

A pesquisa do King’s College London trouxe mais surpresas do que os cientistas imaginavam. O estudo revela qe pessoas com mais de 57 anos são mais ativas que jovens entre 18 e 24 anos. A população mais madura é mais informada, e isso leva à busca pelas atividades físicas de forma mais expressiva. Já a juventude acha que é menos vulnerável aos efeitos do sedentarismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

TRE inicia escolha de mesários para atuar na eleição de outubro

A Justiça Eleitoral iniciou nesta terça-feira (05) o processo de escolha dos mesários que vão atuar na eleição de...

Casal é preso pela segunda vez suspeito de fazer distribuição de drogas em Floriano

Segundo investigação da Polícia Civil, os suspeitos traziam drogas de fora da cidade e distribuíam para outros traficantes dentro...

WhatsApp vai permitir que usuário oculte que está online, diz site

O WhatsApp deve lançar em breve a opção que permite aos usuários esconder que estão online em seu status...

UFPI anuncia corte de R$ 7,7 milhões e diz que manutenção do custeio se agrava

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) anunciou, nesta segunda-feira (04), que sofreu um corte em seu orçamento que chega...
spot_img

SBT demite Léo Lins após piadas sobre crianças com hidrocefalia e Teleton

No último final de semana, viralizou um vídeo em que Lins debocha de uma criança com hidrocefalia. O humorista Leo...

Entra em vigor lei que cria o Dia Nacional da Natação

A Lei que institui o Dia Nacional da Natação para ser comemorado dia 2 de agosto foi sancionada pelo...
spot_img

Posts Recomendados