Ao participar do Selo UNICEF, os municípios se empenharam em garantir os direitos de crianças e adolescentes através de uma série de ações realizadas no âmbito da administração local.
A Unicef (Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas) certificou 59 cidades do Piauí com o Selo Unicef por garantir avanços dos direitos das crianças e adolescentes. Dos 1.924 municípios brasileiros que participam da iniciativa, 431 alcançaram os resultados que levam à certificação.
A capital, Teresina, foi uma das cidades que receberam o Selo Unicef, e a certificação ocorreu entre o período de 2007 a 2020, referente à gestão do prefeito Firmino Filho. As conquistas são relacionadas a mais crianças na escola, aprendendo, mais mulheres com acesso a pré-natal, mais meninas e meninos com registro de nascimento, mais adolescentes participando ativamente de políticas públicas, entre outros fatores.
“Recebem o Selo Unicef as gestões que se comprometem e realmente dão resultados na garantia dos mais amplos direitos das crianças e adolescentes. Receber esse certificado é a coroação de um trabalho que sempre foi voltado para quem mais merece atenção, para quem mais precisa de cuidados”, afirmou o prefeito de Teresina, Firmino Filho.
Segundo o Unicef, os municípios certificados tiveram avanços maiores do que os demais em suas regiões nos indicadores de saúde, educação e assistência social. “Eles comprovaram melhoras significativas nas políticas públicas para que mais meninas e meninos pudessem estar na escola na idade certa, ser alcançados pelos serviços de saúde, nutrição, vacinação, e ser protegidos contra a violência”, destacou Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil.
Para Madalena Leal, assistente social da Secretaria Municipal de Educação (Semec), a certificação destaca amplamente os gestores que priorizaram os direitos das crianças e adolescentes nos últimos anos.
“Esse é um título que trata sobre transformação de vidas, e conquistá-lo mais uma vez mostra o compromisso de Teresina com essas meninas e meninos, pois cumprimos todas as metas que nos foram propostas. Na área da educação, trabalhamos com busca ativa de alunos, conseguimos reduzir as distorções idade-série e mais uma série de pontos que contribuíram para o cenário positivo que temos hoje”, pontua Madalena.
Confira a relação de municípios que receberam o selo do Unicef
Acauã / PI
Altos / PI
Arraial / PI
Assunção do Piauí / PI
Belém do Piauí / PI
Bonfim do Piauí / PI
Buriti dos Montes / PI
Caldeirão Grande do Piauí / PI
Campo Grande do Piauí / PI
Capitão Gervásio Oliveira / PI
Castelo do Piauí / PI
Cocal / PI
Cocal dos Alves / PI
Coivaras / PI
Conceição do Canindé / PI
Dom Expedito Lopes / PI
Dom Inocêncio / PI
Domingos Mourão / PI
Francinópolis / PI
Francisco Santos / PI
Fronteiras / PI
Ipiranga do Piauí / PI
Isaías Coelho / PI
Itainópolis / PI
Jaicós / PI
Juazeiro do Piauí / PI
Lagoa do Piauí / PI
Lagoinha do Piauí / PI
Luís Correia / PI
Massapê do Piauí / PI
Miguel Alves / PI
Miguel Leão / PI
Monsenhor Hipólito / PI
Novo Santo Antônio / PI
Oeiras / PI
Olho D’Água do Piauí / PI
Padre Marcos / PI
Paquetá / PI
Patos do Piauí / PI
Paulistana / PI
Pimenteiras / PI
Pio IX / PI
Piripiri / PI
Queimada Nova / PI
Santa Cruz do Piauí / PI
Santa Cruz dos Milagres / PI
Sebastião Leal / PI
Simplício Mendes / PI
Simões / PI
Sussuapara / PI
São Félix do Piauí / PI
São João da Serra / PI
São João do Arraial / PI
São João do Piauí / PI
São Julião / PI
São Miguel do Tapuio / PI
Teresina / PI
Vera Mendes / PI Vila Nova do Piauí / PI