Teresinenses aprovam serviços da Águas de Teresina

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Resultados foram apresentados hoje ao comitê de monitoramento.

A Águas de Teresina apresentou na manhã da quarta-feira, 10, os resultados da pesquisa de satisfação aos representantes da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), Agespisa e Instituto das Águas do Piauí.

O índice de aprovação global dos teresinenses com a Águas de Teresina é de 84,3%. A pesquisa ouviu 629 usuários, entre os dias 6 a 20 de maio, e buscou aferir o grau de satisfação com os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital. A margem de erro é de 4% e o coeficiente de confiabilidade de 95,5%.

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado obtido, considerando que são apenas dois dos 30 anos do contrato de subconcessão. A população de maneira geral aprova o trabalho desenvolvido, o que nos deixa muito felizes. Continuaremos a nos empenhar, a cada dia, em tornar Teresina referência em saneamento no Nordeste, o que requer muito zelo, compromisso e dedicação da nossa equipe”, destaca Cleyson Jacomini, diretor-presidente da Águas de Teresina. Agora, a equipe da concessionária providenciará planos de ação para promover melhorias identificadas na pesquisa bem como reforçar os pontos bem avaliados pelos clientes.

A pesquisa foi estruturada de maneira que fosse possível aferir o grau de satisfação das seguintes atividades: abastecimento de água; informação e comunicação com o consumidor; conta de água e esgoto; atendimento e postura da empresa frente ao consumidor. De cada item foram elaboradores indicadores que serão avaliados anualmente pela empresa na busca da excelência e melhoria contínua.

A concessionária também buscou entender o comportamento dos usuários e suas preferências, constatando, por exemplo, que 66% preferem que manutenções programadas que impactem na continuidade do abastecimento de água sejam realizadas em dias úteis ao invés dos fins de semana.

De acordo com Viviane Moura, superintendente de parcerias público-privadas, o Governo atua na gestão do contrato de subconcessão da Águas de Teresina, juntamente com o Comitê de Monitoramento, acompanhando a evolução e o cumprimento das obrigações estabelecidas em contrato.

“O resultado da pesquisa é extremamente positivo, principalmente se a gente considerar o maior público avaliado. Nós estamos falando de zonas da cidade que eram desabastecidas, uma parcela da população que sofria pela falta de abastecimento com regularidade. Além disso, são excelentes resultados em pouco tempo, são apenas dois anos de contrato e já temos mais de 80% de satisfação, que é um índice extremamente positivo”, avaliou a gestora.

A pesquisa quantitativa utilizou a técnica de amostra probabilística sistemática a partir da base cadastral da concessionária, de modo a garantir a representatividade do universo, sendo a amostra obtida de forma proporcional ao número de usuários das zonas Norte, Leste, Sul e Sudeste.

Já a pesquisa qualitativa adotou a técnica exploratória, por meio da realização de grupos focais visando a melhor compreensão de contexto dos pontos levantados pelos entrevistados, formado por perfis das classes A, B, C, D e E, de todas as regiões da cidade. Os estudos foram realizados pela IP4 Pesquisas, da Paraíba, que atua no mercado há 17 anos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
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