Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Presidente do Senado volta a defender CPMI das Fake News

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Davi Alcolumbre (DEM-AP) reforçou na última semana a importância da investigação dos ataques hackers supostamente promovido contra autoridades.

Na volta do recesso parlamentar em agosto, uma das prioridades de deputados e senadores deve ser a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar a veiculação de notícias falsas. Entre as autoridades que tiveram o celular invadido por hackers o presidente do Congresso, o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) reforçou na última semana a importância da investigação.

Foto: Sérgio Lima/PODER 360

“A ação indevida dos hackers leva ainda à produção de fake news, que só servem para gerar a confusão de informações e a manipulação da opinião pública. Combater esse crime não é dever só da polícia, o legislador também deve colaborar com soluções e leis mais transparentes para o bem de todos. É isso que queremos debater na CPMI que vai investigar as notícias falsas no Congresso Nacional”, disse Alcolumbre, em nota. ao saber que também foi alvo de invasão.

Com objetivo de aperfeiçoar a legislação em torno das chamadas fake news, segundo o senador, o Parlamento precisa ouvir especialistas, autoridades e representantes das organizações civis, em busca de uma resposta efetiva, para impedir esse tipo de crime e “promover a correta informação da sociedade”.

Comissão

A comissão será composta por 15 senadores e 15 deputados, além de igual número de suplentes. A CPI terá 180 dias para investigar a criação de perfis falsos e ataques cibernéticos contra a democracia e o debate público. A prática de ciberbullying contra autoridades e cidadãos vulneráveis também será investigada, assim como o aliciamento de crianças para o cometimento de crimes de ódio e suicídio.

Hackers

Além do presidente do Senado, figuram na lista de autoridades que tiveram o celular invadido por hackers, ministros de Tribunais Superiores, o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ), os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Justiça, Sergio Moro, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e o presidente Jair Bolsonaro.

Com informações do Notíciasaominuto

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Projeto propõe programa nacional de proteção animal com incentivos fiscais para doações a ONGs

Propet prevê apoio a ONGs, adoção responsável, parcerias com empresas e deduções no Imposto de Renda para quem contribuir...

Julgamento do golpe: quem são as testemunhas que o STF vai ouvir nesta segunda

Governador do DF, Ibaneis Rocha, e outros réus indicados pela acusação serão ouvidos nesta segunda-feira (19). No dia 22...

Piauí tem 25 postos de combustíveis sob domínio de facções, aponta estudo

Conforme o levantamento, elaborado pelo setor de combustíveis, há 941 postos dominados em todo o Brasil. Um levantamento realizado pelo...

Governo apura novo caso suspeito de gripe aviária a 3 km de foco inicial

Segundo ministério, investigação não impacta comércio internacional e nem segurança de alimentos O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou...
spot_img

Papa Leão XIV pede unidade na Igreja e promete não ser um “autocrata”

Em missa ao ar livre, ele foi oficializado como o 267º pontífice O Papa Leão XIV iniciou formalmente seu papado...

Prefeito de cidade no Piauí comemora sucesso no transplante de medula óssea

Segundo o próprio gestor, 12 dias após a infusão, a medula doada pelo irmão começou a produzir células saudáveis,...
spot_img

Posts Recomendados