Bebianno diz à PF que Bolsonaro chancelou repasses a Bivar para entrar no PSL

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O ex-ministro foi o 1º integrante do 1º escalão a deixar o governo Bolsonaro.

O ex-ministro Gustavo Bebianno (Secretaria Geral) disse em depoimento à Polícia Federal que o presidente Jair Bolsonaro chancelou 1 acordo para repassar 30% do fundo eleitoral do PSL (cerca de R$ 2,7 milhões) para o diretório do partido em Pernambuco.

Foto: Instagram/ Arquivo Pessoal | Gustavo Bebianno

Ao ser questionado por que o diretório de Pernambuco foi beneficiado com as maiores cifras, Bebianno disse que, no começo de 2018, Bolsonaro e o deputado Luciano Bivar fecharam 1 acordo para que o então pré-candidato a presidente entrasse no PSL. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo na manhã desta 2ª feira (4.nov.2019).

“Perguntado sobre quem seria o responsável pela definição das contas relativas aos fundos partidário e especial [eleitoral] para cada estado e seu correlato repasse para os candidatos durante o processo eleitoral, [Bebianno] respondeu que na forma do acordo político celebrado entre Jair Bolsonaro, Luciano Bivar, Fernando Francischini [então deputado federal pelo Paraná e aliado de Bolsonaro], Antônio Rueda [braço-direito de Bivar], Eduardo Bolsonaro [filho do presidente] e o declarante, parte relevante do fundo eleitoral, em torno de 30%, seria destinado para o estado de Pernambuco, estado original da fundação do PSL, e que os 70% restantes seriam distribuídos de acordo com o peso eleitoral de cada estado”, diz a transcrição de parte de seu depoimento divulgado pelo jornal.

Bebianno foi o coordenador da campanha presidencial de Bolsonaro nas eleições de 2018. Presidiu nacionalmente a legenda nesse período. No início da gestão, chegou a ser ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Em fevereiro, foi demitido do cargo.

O PSL de Pernambuco é chefiado por Bivar, que é presidente nacional do partido e foi 1 de seus fundadores. Bivar é citado nos esquemas de candidatas laranjas da sigla.

Em outubro, por causa de uma citação a Bivar, Bolsonaro disse a 1 apoiador para “esquecer o PSL” porque Bivar estava “muito queimado”. Agora, Bolsonaro cobra publicamente transparência do partido.

Bebianno foi chamado a depor para a PF pelos supostos repasses de verba às supostas candidatas laranjas de Pernambuco ter saído do diretório nacional do PSL, que na época era presidido por ele.

Aos investigadores, Bebianno disse que a decisão sobre as candidaturas nos Estados coube exclusivamente aos diretórios regionais. A Executiva Nacional era responsável apenas por formalizar o repasse de dinheiro.

Com informações do Poder360

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito Gedison Alves confirma show de Tarcísio do Acordeon nos festejos de Marcos Parente em 15 de julho

Festejos da padroeira. O prefeito de Marcos Parente, Gedison Alves, anunciou oficialmente que o renomado músico Tarcísio do Acordeon será...

Presidente da Câmara, Dr. Dilson Barbosa dedica mensagem aos trabalhadores de Guadalupe

Dia do Trabalhador. O Presidente da Câmara Municipal de Guadalupe, Dr. Dilson Barbosa, expressou sua gratidão aos trabalhadores do município...

Mari Fernandez assina com a Som Livre o maior contrato já oferecido a uma artista mulher

Mari Fernandez agora faz parte do time de estrelas da Som Livre. Nesta terça-feira (30), a cantora assinou contrato...

Saúde de Jerumenha acompanha pacientes no Mutirão de Catarata em Floriano, 96 cirurgias realizadas

Os pacientes de Jerumenha foram submetidos aos procedimentos no Hospital Regional Tibério Nunes. No Mutirão de Catarata realizado em Floriano,...
spot_img

Centro de Inteligência da Sesapi vai monitorar serviços da Saúde, filas de cirurgias e vacinas

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) lançou uma nova ferramenta para monitorar os serviços de saúde nos 224 municípios...

Petrobras atrasa reajustes nos combustíveis, mas não deixa de repassar alta, diz estudo

Mudança na política de preços da Petrobras completa um ano em maio. Estatal deixou de seguir mercado internacional como...
spot_img

Posts Recomendados