Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Cerrados do Piauí se preparam para produzir 7 milhões de toneladas de grãos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A produção de grãos vai saltar em pouco tempo no Estado. Conforme o conselheiro da Aprosoja, o Piauí tem hoje, nos Cerrados, uma área plantada de 750 mil hectares.

A nova Lei Fundiária do Piauí, aprovada no final do ano passado pela Assembleia Legislativa, foi bem recebida pelos produtores rurais dos Cerrados.

O principal ponto da nova lei é que ela acaba com a figura do grileiro, destacou Moisés Barjud, conselheiro consultivo e ex-presidente da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja).

Em entrevista que fiz com ele no município de Bom Jesus, Moisés Barjud disse que a grilagem é uma estrutura organizada, com a participação do invasor de terras, do cartório corrupto, do agrimensor, do advogado, do servidor público e do financiador.

Toda essa rede cai com o novo marco legal, confia o conselheiro e ex-presidente da Aprosoja. Ele destacou que a nova legislação foi amplamente discutida com todos os interessados.

Salto na produção

Moisés Barjud ocupou a presidência da Aprosoja-Piauí por dois mandatos, sendo também vice-presidente da Aprosoja Brasil, e avalia que o governo deu ao problema a prioridade que ele merecia, criando as condições para a segurança jurídica no campo.

Com isso, em sua opinião, haverá mais facilidade para a regularidade ambiental, o acesso ao crédito, o aumento da produção e a geração de mais emprego e renda.

Conforme o conselheiro da Aprosoja, o Piauí tem hoje, nos Cerrados, uma área plantada de 750 mil hectares.

Com as novas regras, existe a possibilidade de essa área ser ampliada imediatamente para 1 milhão e 100 mil hectares.

Muitas propriedades têm licença, mas não produzem por carência de crédito, explicou o produtor.

Resolvido o problema fundiário, que o ex-presidente da Aprosoja considera como o maior do setor, em pouco tempo a produção agrícola do Piauí vai saltar de 4,4 milhões de toneladas por ano para 7 milhões, conforme a sua estimativa.

É a 6ª legislação

A Proposta de Emenda à Constituição que trata da Regularização Fundiária do Piauí foi promulgada em dezembro.

Também foram sancionadas pelo governador Wellington Dias as Leis Complementares 2.44 e 7.292 que formaram o Pacote de Regularização Fundiária enviado pelo Governo e aprovado pela Assembleia.

A nova legislação fundiária do Piauí é a sexta sobre o mesmo assunto desde 2006.

A Corregedoria de Justiça do Piauí, que trabalhou intensamente para a formatação da nova legislação, também está otimista quanto ao novo marco regulatório do setor.

O Piauí viveu por muito tempo uma ocupação desordenada do seu território e o resultado foi a criação de um ambiente propício à prática da grilagem de terras, com geração permanente de conflitos; produtores rurais de boa-fé trabalhando sem segurança jurídica e até mesmo a expulsão de comunidades tradicionais.

Os produtores terão, ainda, outros problemas pela frente, como a logística, aí incluída a armazenagem e as estradas para escoamento da safra.

Outra preocupação deles é com a questão tributária. O agronegócio gera quase R$ 1,5 bilhão de imposto ao ano no Piauí.

Fonte: Cidade Verde

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Niède Guidon será nome de rua em Salvador, na Bahia

Projeto de lei apresentado pelo vereador André Fraga (PV) celebra a trajetória da pesquisadora que transformou a Serra da...

Última etapa da Transcerrados atinge 50% de conclusão e deve ser entregue no início de 2026

A Transcerrados se estende desde o entroncamento da PI-247 (em Sebastião Leal), passando pelo entroncamento da PI-262 (na Serra...

Comandante da PM de Guadalupe alerta: menores continuam pilotando motos e pais serão responsabilizados

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Em entrevista ao Portal Cidade Luz, o comandante da 2ª Companhia do 10º...

Litígio entre Piauí e Ceará segue sem avanço um ano após relatório do Exército ao STF

Documento com cinco propostas foi entregue ao STF em junho de 2024, mas processo segue parado e sem previsão...
spot_img

Marcos Parente dá início aos festejos de sua padroeira com alvorada e bênção do padre Ronaldo Sampaio

Por Gleison Fernandes. Teve início neste domingo, 6 de julho, os tradicionais festejos em honra à padroeira de Marcos Parente,...

Fernando Haddad defende taxação dos super-ricos durante reunião do Brics

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a defender a taxação dos super-ricos. Em discurso neste sábado, durante a...
spot_img

Posts Recomendados