Desde que a pandemia se instalou no Estado do Piauí, a gestão da prefeita Neidinha Lima se tornou pioneira nas ações e decisões administrativas para proteger a população.
A gestão da prefeita Neidinha e do vice-prefeito Edivan Miranda, associada ao trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Hospital Pedrina Silveira e em parceria com a Polícia Militar, tomou diversas medidas administrativas, como a decretação de estado de calamidade pública, proteção aos usuários das concessionárias de água (Agespisa) e energia elétrica (Equatorial), para que a população em quarentena não tenha estes serviços suspensos por corte.
Além de suspender às aulas, a prefeitura também implantou as barreiras sanitárias e fez ampla campanha para que a população permaneça em casa.
Outra importante medida adotada pela prefeita Neidinha, foi autorizar o secretário Paulo Rocha e a diretora do hospital local, enfermeira Diva, a suspensão imediata de todas as férias dos profissionais de saúde, afastou servidores como medida de proteção, por fazerem parte do grupo de risco.
A prefeita também, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e decreto do Governo do Estado do Piauí, determinou o fechamento de estabelecimentos comerciais, escolas, mantendo os serviços essenciais, com objetivo de evitar aglomerações.
Outra ação necessária foi a parceria com a Policia Militar, que em muitos casos foi acionada para as medidas restritivas fossem cumpridas.
Na luta contra o COVD-19, a prefeita Neidinha Lima fez questão de estar diariamente acompanhado pessoalmente, ao lado do secretário Paulo Rocha, os trabalhos das equipes de profissionais de saúde que se revezam na barreira sanitária.
A gestão também antecipou o pagamento dos servidores efetivos e o 13º salário dos professores, uma ação conjunta da secretaria de planejamento e gestão (Sec. Edson Moura) e da secretaria de Finanças (Sec. George Lima).
As ações não param por ai, na segunda-feira, 30, a gestora fez a entrega de kits de proteção individual (EPIs), aos profissionais de saúde do SAMU, UBSs e Hospital Local. A medida foi para garantir a segurança de quem estar na linha de frente contra o coronavirus.
Por último, a prefeita expediu o decreto nº 016/2020, onde regimentou a continuidade dos trabalhos das secretarias de educação, saúde e Trabalho e desenvolvimento social.
Na prática, a gestão assegura e autoriza que as secretarias promovam a continuidade de fornecimento de alimentação as famílias que são assistidas por seus programas e ações.
Com isso o estoque de alimentos das secretarias de educação, saúde e assistência social transformem seus estoques em cestas básicas para serem distribuídas para alunos da rede municipal, famílias assistidas pelo social e CAPS.
Neidinha Lima disse ao Portal Cidade Luz que a luta continua, e afirmou que estará pessoalmente acompanhando de perto os trabalhos dos profissionais de saúde.
“Não me trancarei em um gabinete, também sigo as recomendações que defendemos, mas como gestora tenho que estar à frente, ao lado da população”.
NOVO DECRETO 017/2020
A prefeitura publicou um novo decreto, onde prorrogando e determinando a rede pública de ensino a suspensão das aulas,como também aplicada na rede particular, para o combate do CONID-19. Essa medida é baseada no decreto nº 011, datado de 17/03/2020, que permanecerá em vigor até o dia o dia 30 de abril de 2020.