Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Quadrilhas juninas do Piauí poderão receber verba de fundo constitucional a partir de 2026

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Presidente Lula sancionou no Diário Oficial da União a Lei que estabeleceu que os recursos dos fundos constitucionais de financiamento regional poderão ser usados em atividades ligadas à economia criativa. A norma, já em vigor, produzirá efeitos financeiros a partir de 1º de janeiro do próximo ano.

Na prática, o projeto de lei permite que quadrilhas juninas e outras atividades culturais possam receber os recursos dos Fundos Constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO) financiando as atividades produtivas desenvolvidas por pessoas jurídicas ou físicas ligadas à economia criativa. Esse é o setor que engloba produtos ou serviços desenvolvidos em áreas como artes, cultura, turismo, arquitetura, mídias eletrônicas, publicidade, design e moda.

Foto: CCOM

Também podem ser enquadradas como beneficiárias as pessoas físicas e jurídicas que exercem algum tipo de atividade relacionada à economia criativa ou profissão intelectual de natureza científica, literária ou artística, ainda que com o concurso de auxiliares ou colaboradores. Elas precisam comprovar, perante as instituições gestoras dos fundos, condições técnicas e financeiras para se candidatarem aos financiamentos.

A medida amplia o rol de atividades que podem receber recursos dos fundos e não cria gastos adicionais. Os negócios receberão tratamento preferencial, como já é estabelecido para pequenos produtores rurais e microempresas, por exemplo.

A nova lei teve origem no projeto de lei da Câmara (PLC) 134/2017, aprovado no Plenário do Senado em 1º de abril, sob a relatoria da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). Durante a votação da matéria em Plenário, Dorinha ressaltou que o projeto não obriga a contratação de novas operações de financiamento, pois os fundos devem obedecer às diretrizes da legislação.

O FNO, o FNE e o FCO foram criados em 1989 para contribuir com o desenvolvimento econômico e social das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, por meio do financiamento aos setores produtivos locais. Os fundos recebem 3% do produto da arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Renda (IR).

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauienses são resgatados em situação análoga à escravidão em obra de usina no Mato Grosso

A operação foi deflagrada após um incêndio destruir o principal alojamento dos trabalhadores. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)...

Ciro Nogueira diz que Lula traiu Nordeste ao vetar aumento de deputados

"Não é fácil derrubar esse veto, estou muito pessimista", afirmou o presidente nacional do Progressistas. O senador Ciro Nogueira (Progressistas)...

‘Envenenamento coletivo’: indígenas do Piauí denunciam uso de agrotóxicos

Os relatos são alarmantes e apontam para um cenário de ameaça a saúde e ao meio ambiente. O Ministério Público...

Gestantes de Guadalupe terão orientações sobre amamentação e cuidados na gestação na próxima quarta-feira, 13 de agosto

Por Gleison Fernandes. Na próxima quarta-feira, 13 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe realizará um encontro voltado...
spot_img

Instalação de hidrômetro em poços no Piauí não implica nova taxa, diz secretário

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Feliphe Araújo, esclareceu que a exigência de instalação de...

Preço do etanol cai em 11 estados e sobe em 7, mostra Agência Nacional do Petróleo

Nos postos pesquisados pela Agência em todo o país, preço médio do combustível subiu 0,72%, a R$ 4,17 o...
spot_img

Posts Recomendados