Por meio de nota, o Governo do Estado do Piauí alegou que a medida tem como objetivo dar equilíbrio financeiro para o estado e com isso garantir o funcionamento dos serviços.
Por conta da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus – Covid-19 – o governador do Piauí, Wellington Dias (PT) vai solicitar autorização da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para pedir um novo empréstimo que chega a R$ 1 bilhão. A sessão de leitura do pedido vai ocorrer por meio de videoconferência nesta segunda-feira (06).
A informação foi confirmada por meio da assessoria de comunicação do presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho (MDB-PI). Após a leitura, o pedido seguirá para as comissões competentes e a votação para aprovar o empréstimo está prevista para ocorrer depois da Semana Santa.
O que diz o Governo do Piauí
Por meio de nota, o Governo do Estado do Piauí alegou que a medida tem como objetivo dar equilíbrio financeiro para o estado e com isso garantir o funcionamento dos serviços no combate a covid-19. Atualmente, com os dados de sábado (04), o Piauí tem 24 pessoas infectadas e quatro óbitos por coronavírus.
Confira a nota na íntegra:
A medida visa dar equilíbrio financeiro ao estado e garantir o pleno funcionamento dos serviços no combate ao coronavírus, frente à enorme queda de receitas. As operações de crédito serão utilizadas no fortalecimento da rede estadual de saúde, na manutenção dos serviços públicos essenciais e na recuperação da economia. Estima-se que a queda da receita estadual será superior a 40% e as operações de créditos são o mecanismo adequado para financiar os entes subnacionais, que não emitem títulos e nem moeda, como faz a União. Essas medidas já estão sendo adotadas por todos os estados brasileiros e são fundamentais para atravessarmos a maior crise sanitária e econômica da nossa História.
Davi Fernandes/GP1