O trabalho em equipe que a guadalupense Marina Bezerra da Silva fez parte, trata sobre patentes de ventiladores mecânicos, aliada à prevenção da doença.
No combate à COVID-19, a guadalupense Marina Bezerra da Silva e um grupo de pesquisadores do Instituto Federal do Piauí, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Caxias do Sul (UCS), publicaram um artigo no periódico Cadernos de Prospecção.
O trabalho trata sobre patentes de ventiladores mecânicos, aliada à prevenção da doença.
O periódico, com foco em Inovação Tecnológica, disponibiliza aos leitores informações relevantes para aplicação em tecnologias e lançou, em março, uma chamada especial sobre o tema COVID-19. Segundo a equipe editorial dos Cadernos de Prospecção, de 59 manuscritos recebidos, 18 foram aceitos e publicados nessa edição especial.
O artigo intitula-se ENFRENTAMENTO À COVID-19: UM MAPEAMENTO DAS PATENTES DE VENTILADORES MECÂNICOS e tem como autores: Marina Silva (IFPI/Oeiras), Robson Freitas (IFPI/Oeiras), Cleide Ane da Cruz (UFS), Ana Claudia Xavier (IFPI/Teresina Central), Maria Emília Camargo (UFS), Antônio Martins (UFS), Ana Eleonora Paixão (UFS) e Jonas Fabris (UFS).
A pesquisa visa contribuir com a disseminação de conhecimentos tecnológicos em torno dos respiradores mecânicos, neste momento em que a sociedade enfrenta a COVID-19, sendo estes equipamentos de suma importância no tratamento dos pacientes com insuficiência respiratória grave. “Além disso, ajuda na compressão sobre os aspectos importantes da propriedade intelectual diante do desafio humanitário, que é a COVID-19”, destaca Marina Silva.
Os pesquisadores, em sua maioria, são vinculados ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Propriedade Intelectual, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com a qual o IFPI mantém convênio para capacitação, em nível de mestrado e doutorado, de seus servidores.
A iniciativa dos pesquisadores é valiosa diante da emergência de saúde pública do Estado e contribui com a ciência e com a sociedade nesse momento de pandemia e mudanças de hábitos impostos pela doença.
Confira o artigo no link abaixo:
https://portalseer.ufba.br/index.php/nit/article/view/36186/21002