Com mais 1.473 mortes, Brasil passa Itália em casos fatais de covid-19

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ministério da Saúde volta a atrasar a divulgação do balanço diário sobre a doença. O Brasil tem agora 614.941 casos confirmados. Em 24 horas, foram mais 30.925 contágios.

Pelo terceiro dia consecutivo, o Brasil bateu o recorde de confirmações de mortes pelo novo coronavírus em 24 horas e ultrapassou a Itália em números absolutos, se tornando o terceiro país com mais casos fatais pela covid-19 no mundo.

Paulo Egberto Nogueira/Ímãfotogaleria/

Na quinta-feira (4/6), o país confirmou mais 1.473 mortes pela doença e soma 34.021. De acordo com dados da Universidade John Hopkins, o Brasil só fica atrás dos Estados Unidos, que tem 108.208 mortes, e do Reino Unido, 39.987. 

Nesta quinta, o Brasil ultrapassou o número de fatalidades da Itália, que, até a última atualização, tinha 33.689 registros, ou seja, 332 mortes a menos que o total brasileiro. A pasta também confirmou mais 30.925 casos do novo coronavírus e, com a adição dos casos, o Brasil totaliza 614.941 infectados.

Em meio à crise de saúde no país, a atualização de casos e mortes feita diariamente pelo Ministério da Saúde por volta de 19h, atrasou assim como ontem. Nesta quarta-feira (3/4), o ministério divulgou os dados atualizados mais tarde, às 22h, “devido a problemas técnicos”. Nesta quinta, sem informar anteriormente que atrasaria, a pasta atualizou os dados às 21h58. Dessa vez, o Ministério da Saúde não explicou o motivo do atraso. 

Além disso, em meio a pandemia, a pasta está há 20 dias sem ministro da Saúde. O ministério tem como chefe interino o general Eduardo Pazuello, que na gestão do ex-ministro Nelson Teich foi nomeado como secretário-executivo da pasta. Como ministro interino, Pazuello nunca participou das coletivas sobre o combate ao novo coronavírus realizadas quase diariamente no Palácio do Planalto. 

Os representantes da equipe da Saúde presentes na coletiva realizada mais cedo nesta quinta foram questionados sobre a presença do ministro. No entanto, nenhum dos presentes quis responder e pediu que a demanda fosse enviada para a assessoria de comunicação. 

Estavam presentes o secretário substituto de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário; a secretária substituta de Atenção Primária, Daniela Ribeiro; a diretora substituta do Departamento de Saúde da Família, Larissa Gabrielle Ramos; e a diretora substituta do departamento de articulação estratégica de vigilância em saúde, Greice Madeleine.

Interiorização

Ainda em curva de ascendência de casos, o país já tem 4.222 mil municípios com registro de casos de covid-19, ou seja, há a confirmação de um ou mais infectados em 75,8% do território brasileiro. Em relação aos óbitos, 1.821 cidades já têm mortes pelo novo coronavírus, ou seja, 32,7% de todos os municípios brasileiros. 

Apesar do secretário substituto de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, enfatizar que a maioria dos municípios ainda tem um pequeno número de casos, a interiorização da doença pode ser vista com o aumento de cidades atingidas em dois meses. Em 2 de abril, 471 cidades reportaram casos. Dois meses depois, em 2 de junho, o número cresceu para 4178 municípios. Ou seja, em dois meses 3.707 novas cidades confirmaram pelo menos um caso da doença. “Lembrando que a grande maioria reportou um pequeno número de casos mostrando a importância do monitoramento dos contatos”, alertou Macário em coletiva de imprensa feita antes da divulgação dos números desta quinta-feira; 

O secretário substituto de Vigilância em Saúde não soube precisar quando será o pico da doença no Brasil. “ Não é possível prever quando vai ser o pico, se eu soubesse seria fácil agir, mas essas estimativas são modelos teóricos que estão disponíveis para todos. A gente trabalha com números reais, então o que a gente observa é essas tendências semana após semana”, pontuou. 

No entanto, Macário afirmou que espera uma tendência de estabilização nas próximas semanas. “O que a gente tem observado é uma tendência à estabilização nas próximas semanas por conta de um período sazonal que historicamente diminui a transmissão de doenças respiratórias na região norte e nordeste”, afirmou.

Estados

São Paulo, epicentro da doença, tem registro de infecção em 543 dos 645 municípios, sendo que 8.560 pessoas já morreram pela doença. Além disso, o estado tem 129.200 casos da doença. O Rio de Janeiro é o segundo estado com mais mortes e casos pela covid-19 com 6.327 mortes e 60.932 casos. 

Superando a barreira de mil mortes junto com o RJ e SP, o Brasil tem mais cinco estados. São eles: Ceará (3.813), Pará (3.416), Pernambuco (3.134), Amazonas (2.183) e Maranhão (1.062). Juntos com os dois líderes do ranking, esses estados somam 28.495 óbitos, ou seja, 83,7% de todas as mortes já confirmadas. Apenas três estados têm menos de cem mortes cada: Tocantins (87), Mato Grosso (82) e Mato Grosso do Sul (20). 

Recuperados 

O Ministério da Saúde divulgou ainda o número de pacientes recuperados da covid-19. Foram liberados 254.963 do total de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Isso representa 41,5% das pessoas que tiveram a doença. Já os brasileiros que não resistiram representa 5,5% desse montante. Outras 325.957 pessoas, 53% do total, continuam em acompanhamento.

Com informações do Correio Brasiliense

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Pelo menos 39 pessoas morreram em grave acidente na BR-116 em Minas Gerais

A empresa de ônibus EMTRAM divulgou a lista com o nome das vítimas nas redes sociais; seis pessoas seguem...

Rafael Fonteles confere in loco o funcionamento do Programa Saúde Digital no Hospital Municipal de Bertolínia

Implantado pela Secretaria de Saúde em agosto, o programa permite o acesso da população local a teleconsultas em dez...

Por que a BR-116, palco do acidente que matou 38 em Minas, é a rodovia mais letal do Brasil

Acidente envolvendo ônibus, carreta e carro deixou ao menos 38 mortos. Para especialista, rodovia que liga Ceará ao Rio...

Com forte resfriado, papa Francisco fará sermão de domingo em casa

Decisão foi tomada por causa do clima frio em Roma O papa Francisco, que acabou de completar 88 anos, está...
spot_img

Presidente Lula informa aos ministros que fará trocas no 1º escalão

Ele tem sido pressionado por aliados do Congresso a fazer mudanças a partir da eleição para presidentes da Câmara...

Acredita no Primeiro Passo supera meio bilhão em microcrédito em mais de 56 mil operações em 2024

Iniciativa promove inclusão socioeconômica e amplia acesso ao emprego e ao empreendedorismo com parcerias estratégicas em todo o Brasil O...
spot_img

Posts Recomendados