O secretário da Educação do Piauí participou de evento sobre o novo Ensino Médio e os itinerários formativos.
Com o objetivo de debater sobre o novo Ensino Médio e os itinerários formativos, e lançar um livro com o mesmo tema, o secretário de Estado da Educação do Piauí, Ellen Gera Moura, participou, na noite dessa quinta-feira (04), de um webinar promovido pela FGV Editora, pelo Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (FGV DGPE) e o FGV Ensino Médio.
No evento, os autores promoveram a continuidade dos debates sobre as condições atuais da implementação da reforma do Ensino Médio, apresentaram novas questões relacionadas ao tema, bem como abordaram as condições de alunos e professores neste ano.
No início do webinar, José Henrique Paim e Ellen Gera relembraram a expansão do Ensino Médio no Piauí, a partir do primeiro mandato do governador Wellington Dias que universalizou esse nível de ensino para todos os municípios do estado, feito que colaborará com os itinerários formativos do novo Ensino Médio.
Em sua explanação, o secretário da Educação do Piauí falou da nova legislação para o Ensino Médio e do campo de oportunidades que ela trará, bem como do seu artigo sobre a implantação da mediação tecnológica no estado, selecionado para compor o livro lançado na oportunidade.
“Os itinerários formativos abrem um espaço para trabalhar o Ensino Médio mais flexível e menos engessado. Com o modelo atual, os estudantes reclamam, causa reprovação e evasão escolar. A oportunidade da flexibilização é uma quebra de paradigma, não é simples, não será resolvido em uma canetada, temos dificuldade em implementação, mas é um desafio a ser superado para que a escola tenha a condição de promover essa mudança e atinjamos os anseios da juventude”, destacou Ellen Gera.
O secretário explanou ainda sobre o Projeto de Flexibilização Curricular do Piauí, que no fim do ano de 2018 enviou recursos para a elaboração dos projetos nas escolas. “Contamos com 456 de Ensino Médio. Dessas, 315 estão com projetos do novo Ensino Médio elaborados e aprovados pelo MEC, mas a pandemia atrapalhou a implantação”, frisou o gestor.
Quanto à mediação tecnológica no Piauí, criada em 2012, mas focada no Enem, em 2015 passou por grande expansão. Hoje todas as escolas de Ensino Médio, em todos os municípios piauienses, têm kits de mediação que recebem o sinal dos estúdios em Teresina.
“A Mediação Tecnológica permitirá a oferta dos itinerários formativos do novo Ensino Médio, inclusive em pequenos municípios, que só têm uma escola. Também estamos com um estudo e um piloto de um projeto que aumentará a conectividade, levando internet para todos os estudantes em casa, compartilhando a rede da escola”, finalizou o secretário.
Livro Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos
O livro, organizado por José Henrique Paim, Marieta de Moraes Ferreira e Jaana Flávia Fernandes Nogueira, e publicado pela FGV Editora, é resultado do segundo seminário sobre o tema, realizado em 2019, e apresenta as reflexões sobre a trajetória do Ensino Médio no país e as possibilidades colocadas com o chamado novo Ensino Médio, orientações gerais a partir das diretrizes apresentadas nas normas dessa reforma, aspectos legais e normativos referentes ao Ensino Médio, desafios e projetos emergidos da implantação dos novos currículos baseados na bifurcação formação geral básica e itinerários formativos, bem como experiências e expectativas da implementação no Piauí, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Ceará e Rio Grande do Norte.
Além do secretário Ellen Gera, o webinar contou com a participação dos palestrantes e autores da obra, José Henrique Paim (Diretor do FGV DGPE), Marieta de Moraes Ferreira (Diretora do FGV Ensino Médio), Getúlio Marques (Secretário de Educação do Rio Grande do Norte) e Maria Cecilia Amendola Motta (Presidente do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e secretária estadual de Educação de Mato Grosso do Sul) e também com comentários e questões colocadas pelos demais autores.